Lixo eletrônico: do problema à conscientização

Autores

  • Érica Luiza de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Indara de Araujo Bruzamarello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Tays Zanolla Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Douglas Alexandre Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Lis Ângela De Bortoli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Patrícia Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS
  • Tiago Guimaraes Moraes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Palavras-chave:

Lixo eletrônico, Conscientização Ambiental, Informática, Jogos educacionais

Resumo

Nas últimas décadas, uma questão preocupante, é o surgimento de um novo tipo de componente, que quando descartado inadequadamente, torna-se prejudicial ao meio ambiente: o lixo eletrônico. São computadores, telefones celulares, televisores, geladeiras e outros tantos aparelhos e componentes que, por falta de destino apropriado, são incinerados, depositados em aterros sanitários ou até mesmo em lixões. Além de ocupar muito espaço, peças e componentes eletrônicos são feitos de metais pesados e apresentam toxicidade para a saúde humana e, por isso, não devem ser descartados junto com o lixo comum.

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Biografia do Autor

Érica Luiza de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Estudante do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Sertão do IFRS, bolsista de extensão.

Indara de Araujo Bruzamarello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Estudante do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Campus Sertão do IFRS, bolsista de extensão.

Tays Zanolla, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Estudante do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Sertão do IFRS, bolsista de extensão.

Douglas Alexandre Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Professor temporário do Campus Sertão do IFRS, especialização em
MBA em Gestão e Governança da Tecnologia da Informação.

Lis Ângela De Bortoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Sertão do IFRS, mestre em ciência da computação e coordenadora da ação de extensão.

Patrícia Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Sertão do IFRS e mestre em educação agrícola.

Tiago Guimaraes Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Sertão, RS

Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Campus Sertão do IFRS e mestre em ciência da computação.

Referências

Mota, S. (2010). “Introdução à Engenharia Ambiental”. Rio de Janeiro: expressão Gráfica.

Rucevska I. et al. (2015). “Waste Crime – Waste Risk”, https://nacoesunidas.org/onu-preve-que-mundo-tera-50-milhoes-de-toneladas-de-lixo-eletronico-em-2017/.

RESOLUÇÃO CONAMA nº 275, de 25 de abril de 2001 Publicada no DOU no 117-E, de 19 de junho de 2001, Seção 1, página 80, http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=273.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS