Base Nacional Comum Curricular e a Formação Continuada de Professores de Matemática dos Anos Iniciais

Autores

  • Lidiane Schuck dos Santos IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Caroline Lisiak IFRS
  • Karine Pertile IFRS
  • Fernanda Zorzi
  • Luciana Troyano
  • Dhesse Cavalheiro da Silveira

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Anos Inciais

Resumo

Este trabalho relata atividades realizadas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um projeto de formação docente ocorrido a partir da parceria firmada entre o IFRS Campus Bento Gonçalves e a Secretaria Municipal de Educação do referido município. Teve como objetivo auxiliar os professores a compreenderem conceitos, procedimentos e habilidades relativas à Matemática propostas pela Base Nacional Comum Curricular e a identificarem metodologias adequadas para seu ensino. Participaram da organização e planejamento da proposta, alunos voluntários dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia do campus. Com o desenvolvimento e aplicação de materiais e atividades lúdicas, esses licenciandos vivenciaram o processo de formação de professores e ampliaram a compreensão dos conceitos propostos pelo documento. Como principal resultado, observou-se uma melhor compreensão dos participantes em relação aos temas abordados, o que demonstra que a iniciativa pode ter contribuído para o processo de ensino da matemática escolar ....

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Biografia do Autor

  • Caroline Lisiak, IFRS

    Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

  • Karine Pertile, IFRS

    Docente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS.

  • Fernanda Zorzi

    Docente do curso de Licenciatura em Matemática e coordenadora do projeto de extensão.

  • Luciana Troyano

    Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

  • Dhesse Cavalheiro da Silveira

    Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

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Publicado

2020-05-21