Base Nacional Comum Curricular e a Formação Continuada de Professores de Matemática dos Anos Iniciais

  • Lidiane Schuck dos Santos IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Caroline Lisiak IFRS
  • Karine Pertile IFRS
  • Fernanda Zorzi
  • Luciana Troyano
  • Dhesse Cavalheiro da Silveira
Palavras-chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Anos Inciais

Resumo

Este trabalho relata atividades realizadas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, participantes de um projeto de formação docente ocorrido a partir da parceria firmada entre o IFRS Campus Bento Gonçalves e a Secretaria Municipal de Educação do referido município. Teve como objetivo auxiliar os professores a compreenderem conceitos, procedimentos e habilidades relativas à Matemática propostas pela Base Nacional Comum Curricular e a identificarem metodologias adequadas para seu ensino. Participaram da organização e planejamento da proposta, alunos voluntários dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia do campus. Com o desenvolvimento e aplicação de materiais e atividades lúdicas, esses licenciandos vivenciaram o processo de formação de professores e ampliaram a compreensão dos conceitos propostos pelo documento. Como principal resultado, observou-se uma melhor compreensão dos participantes em relação aos temas abordados, o que demonstra que a iniciativa pode ter contribuído para o processo de ensino da matemática escolar ....

Biografia do Autor

Caroline Lisiak, IFRS

Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Karine Pertile, IFRS

Docente do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS.

Fernanda Zorzi

Docente do curso de Licenciatura em Matemática e coordenadora do projeto de extensão.

Luciana Troyano

Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Dhesse Cavalheiro da Silveira

Estudante de Licenciatura em Matemática e Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Publicado
2020-05-21