Jogos Matemáticos: contribuições no processo de ensino e aprendizagem de frações

Autores

  • Bruno Ferreira da Luz IFRS Campus Osório
  • Jenifer Cassandra da Silva Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Murilo Ferulio Gomes Tedesco Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Fabiana Gerusa Leindeker Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório

Palavras-chave:

Matemática, Frações equivalentes, Jogos matemáticos, PIBID

Resumo

 O presente artigo tem como objetivos relatar e analisar atividade aplicada em uma escola estadual localizada no município de Osório, Rio Grande do Sul. A ação foi planejada e desenvolvida durante o primeiro semestre de 2019, por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática que são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e voluntários do Projeto Educação Matemática: produção e divulgação científica. A atividade teve como público-alvo alunos do sexto ano do ensino fundamental. Após a realização da ação e análises das respostas dos estudantes, observou-se que a utilização de jogos proporcionou uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos de número fracionário a partir de uma abordagem lúdica.

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Publicado

2020-05-21

Como Citar

FERREIRA DA LUZ, Bruno; OLIVEIRA, Jenifer Cassandra da Silva; TEDESCO, Murilo Ferulio Gomes; SILVA, Fabiana Gerusa Leindeker. Jogos Matemáticos: contribuições no processo de ensino e aprendizagem de frações. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 104–108, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/3773.. Acesso em: 21 dez. 2024.