Jogos Matemáticos: contribuições no processo de ensino e aprendizagem de frações

  • Bruno Ferreira da Luz IFRS Campus Osório
  • Jenifer Cassandra da Silva Oliveira Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Murilo Ferulio Gomes Tedesco Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
  • Fabiana Gerusa Leindeker Silva Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório
Palavras-chave: Matemática, Frações equivalentes, Jogos matemáticos, PIBID

Resumo

 O presente artigo tem como objetivos relatar e analisar atividade aplicada em uma escola estadual localizada no município de Osório, Rio Grande do Sul. A ação foi planejada e desenvolvida durante o primeiro semestre de 2019, por graduandos do curso de Licenciatura em Matemática que são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e voluntários do Projeto Educação Matemática: produção e divulgação científica. A atividade teve como público-alvo alunos do sexto ano do ensino fundamental. Após a realização da ação e análises das respostas dos estudantes, observou-se que a utilização de jogos proporcionou uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos de número fracionário a partir de uma abordagem lúdica.

Publicado
2020-05-21