Teatro e História da Matemática: uma possibilidade para o ensino de funções e equações do segundo grau
Palavras-chave:
Linguagem matemática, Funções do segundo grau, Equações do segundo grau, História da matemática, TeatroResumo
Pretende-se relatar uma prática que objetivou proporcionar a retomada de conteúdos matemáticos através da elaboração e apresentação de uma peça teatral com fantoches. A atividade foi desenvolvida com alunos do EJA de uma escola da rede estadual localizada em Osório, Rio Grande do Sul. Tal ação foi desenvolvida por bolsistas do Projeto Educação Matemática: produção e divulgação científica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A peça teatral teve o intuito de contribuir com o ensino e a aprendizagem de equações do segundo grau por um viés histórico. O enredo do teatro incentivava o raciocínio matemático e cálculo mental por meio de interações com questionamentos feitos pelos personagens e consequente participação dos espectadores. Após a apresentação, atividades foram desenvolvidas referentes ao enredo do teatro. Com base na análise dessas atividades, nos depoimentos dos alunos e professores da escola, conclui-se que a ação foi positiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.