Teatro e História da Matemática: uma possibilidade para o ensino de funções e equações do segundo grau

  • Murilo Ferulio Gomes Tedesco IFRS - Campus Osório
  • Jenifer Cassandra da Silva Oliveira IFRS - Campus Osório
  • Bruno Ferreira da Luz IFRS - Campus Osório
  • Fabiana Gerusa Leindeker Silva IFRS - Campus Osório
Palavras-chave: Linguagem matemática, Funções do segundo grau, Equações do segundo grau, História da matemática, Teatro

Resumo

Pretende-se relatar uma prática que objetivou proporcionar a retomada de conteúdos matemáticos através da elaboração e apresentação de uma peça teatral com fantoches. A atividade foi desenvolvida com alunos do EJA de uma escola da rede estadual localizada em Osório, Rio Grande do Sul. Tal ação foi desenvolvida por bolsistas do Projeto Educação Matemática: produção e divulgação científica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A peça teatral teve o intuito de contribuir com o ensino e a aprendizagem de equações do segundo grau por um viés histórico. O enredo do teatro incentivava o raciocínio matemático e cálculo mental por meio de interações com questionamentos feitos pelos personagens e consequente participação dos espectadores. Após a apresentação, atividades foram desenvolvidas referentes ao enredo do teatro. Com base na análise dessas atividades, nos depoimentos dos alunos e professores da escola, conclui-se que a ação foi positiva.

Publicado
2020-05-21