Vivenciando Educação Inclusiva
Palavras-chave:
Educação inclusiva, Formação, Libras, ExtensãoResumo
Inclusão é vivência e experiência, permitindo entender, respeitar e valorizar a individualidade do outro. É mostrar que a diferença é importante na sociedade, mas que a igualdade se torna fundamental quando essa diferença inferioriza as pessoas. De acordo com Fávero (2007), inclusão traz uma nova perspectiva, discutida mundialmente, na luta contra a exclusão social. Incluir significa, antes de tudo, “deixar de excluir”, exigindo que o poder público e a sociedade ofereçam as condições necessárias para todos. O Programa Vivenciando Educação Inclusiva 2015 segue a linha de Extensão “Grupos sociais vulneráveis’’. Esta ação extensionista objetiva estimular a vivência, troca de experiências, empatia e direito, refletindo sobre a compreensão colaborativa para a construção de uma cultura e o respeito à diversidade, além de despertar o reconhecimento e a valorização da diversidade como característica inerente à constituição de uma sociedade democrática, onde a ética e os direitos humanos prevaleçam. As ações têm como intuito atingir a comunidade interna e externa, visando incentivar e facilitar os processos de inclusão, principalmente em prol das pessoas com necessidades educacionais específicas¹. Este é uma proposta que envolve, sobretudo, iniciativas que vão ao encontro da Política de Ações Afirmativas do IFRS, que asseguram 5% das vagas da Instituição para pessoas com necessidade educacionais específicas e, para o êxito e permanência desse estudante, se propõe atividades de extensão como esta. O Programa compõe-se de três projetos: Cine Inclusão, Curso de Formação: Reflexões sobre o processo inclusivo e a Oficina de Libras.
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Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de abril de 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 08 Out. 2011.
FÁVERO, A. G. Educação Especial: tratamento diferenciado que leva à inclusão ou à exclusão de direitos? In: FÁVERO, A.G.; PANTOJA, L. de M.P. MANTOAN, M.T.E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. Brasília, MEC/SEESP, 2007.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Política de Ações Afirmativas do IFRS, 2014.
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