Vivenciando Educação Inclusiva

Autores

  • Aline Dubal Machado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS
  • Eloise Bocchese Garcez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS
  • Dudlei Floriano de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS
  • Marcela Pelisoli da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS
  • Natalia Amarilho Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS
  • Tainá dos Santos Guatimosin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Formação, Libras, Extensão

Resumo

Inclusão é vivência e experiência, permitindo entender, respeitar e valorizar a individualidade do outro. É mostrar que a diferença é importante na sociedade, mas que a igualdade se torna fundamental quando essa diferença inferioriza as pessoas. De acordo com Fávero (2007), inclusão traz uma nova perspectiva, discutida mundialmente, na luta contra a exclusão social. Incluir significa, antes de tudo, “deixar de excluir”, exigindo que o poder público e a sociedade ofereçam as condições necessárias para todos. O Programa Vivenciando Educação Inclusiva 2015 segue a linha de Extensão “Grupos sociais vulneráveis’’. Esta ação extensionista objetiva estimular a vivência, troca de experiências, empatia e direito, refletindo sobre a compreensão colaborativa para a construção de uma cultura e o respeito à diversidade, além de despertar o reconhecimento e a valorização da diversidade como característica inerente à constituição de uma sociedade democrática, onde a ética e os direitos humanos prevaleçam. As ações têm como intuito atingir a comunidade interna e externa, visando incentivar e facilitar os processos de inclusão, principalmente em prol das pessoas com necessidades educacionais específicas¹. Este é uma proposta que envolve, sobretudo, iniciativas que vão ao encontro da Política de Ações Afirmativas do IFRS, que asseguram 5% das vagas da Instituição para pessoas com necessidade educacionais específicas e, para o êxito e permanência desse estudante, se propõe atividades de extensão como esta. O Programa compõe-se de três projetos: Cine Inclusão, Curso de Formação: Reflexões sobre o processo inclusivo e a Oficina de Libras.

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Biografia do Autor

Aline Dubal Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Docente de Libras, IFRS – Campus Osório.

Eloise Bocchese Garcez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Técnica em assuntos educacionais, IFRS – Campus Osório.

Dudlei Floriano de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Docente de Língua Portuguesa e Literatura, IFRS – Campus Osório.

Marcela Pelisoli da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Aluna bolsista do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, IFRS –Campus Osório.

Natalia Amarilho Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Aluna bolsista do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, IFRS – Campus Osório.

Tainá dos Santos Guatimosin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Compus Osório. Osório, RS

Aluna do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Osório e bolsista voluntária do programa Vivenciando Educação Inclusiva 2015.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de abril de 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 08 Out. 2011.

FÁVERO, A. G. Educação Especial: tratamento diferenciado que leva à inclusão ou à exclusão de direitos? In: FÁVERO, A.G.; PANTOJA, L. de M.P. MANTOAN, M.T.E. Atendimento Educacional Especializado: aspectos legais e orientação pedagógica. Brasília, MEC/SEESP, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. Política de Ações Afirmativas do IFRS, 2014.

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Publicado

2016-11-24

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS