Bandas no Prelúdio 2023: o recomeço do projeto pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35819/viverifrs.v.n12.a7558Palavras-chave:
Bandas, Prática musical coletiva, Juventude, Técnico em Instrumento Musical, Educação MusicalResumo
O objetivo deste relato é apresentar como se deu o reinício do projeto Bandas no Prelúdio após sua interrupção em função da pandemia. O objetivo do projeto é incentivar a comunidade jovem a engajar-se em práticas musicais coletivas, tendo o modelo de bandas (bateria, guitarra, baixo, teclado e voz) como base, bem como a ingressar no curso técnico em instrumento musical. A execução do projeto é orientada pelas propostas teóricas, metodológicas e pedagógicas da Community Music, uma linha de pesquisa dentro da Educação Musical que privilegia a experiência da prática musical coletiva de uma comunidade como forma de aprender e formar laços. O projeto, iniciado em 2017, teve seu trabalho interrompido durante a pandemia, em função da inviabilidade de sua execução à distância. Em 2023, retorna em uma nova condição sócio-histórica, recebendo integrantes que também tiveram seu contato com a prática musical profundamente impactado pelo isolamento social. Assim, a edição em questão representou um novo começo para o projeto, acolhendo grupos cada vez mais diversos em termos de experiências e vivências. Com o consistente trabalho da bolsista de extensão, foi possível formar duas bandas, da qual resultaram apresentações, composições próprias e, inclusive, ingressos no curso técnico em instrumento musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Maria Benincá, Taise Cristina Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à Revista Viver IFRS o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.
Última atualização: 10/03/2026. 18:26











