Bandas no Prelúdio: as transformações de um projeto em expansão
Palavras-chave:
Bandas de música, Juventude, Ação de extensão, Modalidade concomitante, Curso técnico em Instrumento MusicalResumo
O presente relato de experiência apresenta o segundo ano de um projeto de extensão em expansão: as Bandas no Prelúdio. O projeto, realizado no campus Porto Alegre do IFRS, configura-se em uma ação de extensão centrada nas práticas musicais juvenis de banda como forma de mobilizar um diálogo com a comunidade jovem e despertar nela o interesse por um possível ingresso no curso técnico em Instrumento Musical, oferecido nesse mesmo campus, nas modalidades subsequente e, a partir de 2020, concomitante. Considerando a comprovada importância da música para os jovens, as bandas possibilitaram uma abertura de diálogo com a nova comunidade escolar que poderia ingressar na modalidade concomitante do curso técnico em Instrumento Musical. Assim, os jovens que, em 2018, eram participantes, tornaram-se integrantes da equipe executora, assumindo a linha de frente na comunicação com a comunidade jovem. Desenvolvendo uma metodologia de ensaios a partir de Lucy Green, as bandas assumiram novas responsabilidades e cumpriram uma intensa agenda de shows, que incluiu apresentações em escolas públicas de Porto Alegre. A expansão do projeto levou a novos questionamentos e tensões e sua continuidade, em função da pandemia do COVID-19, depende agora de novos ajustes e adaptações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.