Banda do Prelúdio: música e juventude
Palavras-chave:
Música Popular, Educação Musical, Juventude, Ação extensionistaResumo
O projeto Banda do Prelúdio foi um projeto de extensão que buscou promover a prática musical em conjunto entre jovens dos 13 aos 21 anos de idade. Tendo por sustentação teórica a perspectiva da música como fato social e a sociologia da educação musical, aplica princípios educativos das práticas dos músicos populares na sua metodologia. Contando com estudantes que já sabiam tocar algum instrumento musical, reuniu-se semanalmente para ensaiar e apresentar-se em diversos espaços, contando com o apoio de um bolsista. A Banda do Prelúdio foi muito bem recebida pela comunidade, que demandou a formação de mais bandas e mais apresentações musicais. Também instigou mais jovens a participarem de práticas coletivas, além de proporcionar momentos de lazer e alegria para seu público. Em função dos bons resultados, o projeto foi ampliado e segue em atividade em 2019.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.