Ingresso e permanência ao curso de Eletrônica integrado ao ensino médio: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Restinga e da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha

Autores

  • Sergio Guilherme Portella IFRS/Campus Restinga
  • Pedro Abelardo Portella
  • Alexsandro Cristovão Bonatto
  • Kallel Garcia

Palavras-chave:

Eletrônica, Lógica proposicional, Democratização de saberes, Cidadania

Resumo

A presente atividade desenvolve um espaço de compartilhamento de saberes relacionados à aprendizagem da Eletrônica entre estudantes do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS/Campus Restinga e do ensino fundamental da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha – Porto Alegre/RS. A indissociação entre projetos homônimos de ensino e extensão oportunizou um espaço de revisão e aprofundamento pelos estudantes no campo de conhecimento que lhes é próprio mediante o impulsionamento da sua percepção social, a saber, a prática cidadã de compartilhamento de saberes com estudantes em vulnerabilidade social oriundos da educação básica pública da instituição vizinha. Compreendeu três linhas formativas concomitantes: a qualificação dos alunos do Campus Restinga como mediadores de aprendizagem de tópicos formativos da Eletrônica, o ensino da lógica proposicional e o reforço escolar. O desenvolvimento atual já expande nossa percepção das interferências formativas cidadãs da educação técnica da Eletrônica e sua pertinência social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

PORTELLA, Sergio Guilherme; PORTELLA, Pedro Abelardo; BONATTO, Alexsandro Cristovão; GARCIA, Kallel. Ingresso e permanência ao curso de Eletrônica integrado ao ensino médio: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Restinga e da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 30–35, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/6508.. Acesso em: 21 dez. 2024.