A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar: uma experiência em período de pandemia

Autores

  • Josiane Pasini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves
  • Isadora Finoketti Malicheski Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Cibele Alves dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Michele Mafessoni de Almeida

Palavras-chave:

Exercícios respiratórios, Yoga, Pranayama, Presença

Resumo

A percepção de estresse e ansiedade foram acentuados devido à pandemia da Covid-19. A respiração pode ser uma aliada para atenuar ou dissipar esses sintomas. O objetivo deste trabalho é relatar as ações do projeto de extensão “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”, que foi executado com o objetivo de promover a qualidade de vida da comunidade acadêmica e externa e propôs a prática de exercícios de respiração praticados na Yoga como Pranayamas. O projeto de extensão foi executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves, durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. Semanalmente foram produzidos e publicados vídeos e cartões ilustrados, nas páginas web oficiais do IFRS - Campus Bento Gonçalves, orientando para a prática de exercícios respiratórios, baseados na Yoga. Como resultados, percebeu-se boa aceitação da comunidade acadêmica e externa, produção de materiais institucionais, a divulgação sobre estratégias de cuidado em saúde, o trabalho colaborativo entre os membros da equipe e a aproximação da instituição com a comunidade acadêmica e externa neste período de distanciamento social. Através deste projeto, novas ações poderão ser executadas com vistas à promoção do bem-estar de servidores, estudantes e público externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Finoketti Malicheski , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves

Professora do EBTT. Mestre em Arquitetura.

Cibele Alves dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves

Professora do EBTT. Mestre em Educação Física.

Michele Mafessoni de Almeida

Professora do EBTT. Mestre na área de Estudos da Linguagem - Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS