A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar: uma experiência em período de pandemia
Palavras-chave:
Exercícios respiratórios, Yoga, Pranayama, PresençaResumo
A percepção de estresse e ansiedade foram acentuados devido à pandemia da Covid-19. A respiração pode ser uma aliada para atenuar ou dissipar esses sintomas. O objetivo deste trabalho é relatar as ações do projeto de extensão “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”, que foi executado com o objetivo de promover a qualidade de vida da comunidade acadêmica e externa e propôs a prática de exercícios de respiração praticados na Yoga como Pranayamas. O projeto de extensão foi executado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS - Campus Bento Gonçalves, durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. Semanalmente foram produzidos e publicados vídeos e cartões ilustrados, nas páginas web oficiais do IFRS - Campus Bento Gonçalves, orientando para a prática de exercícios respiratórios, baseados na Yoga. Como resultados, percebeu-se boa aceitação da comunidade acadêmica e externa, produção de materiais institucionais, a divulgação sobre estratégias de cuidado em saúde, o trabalho colaborativo entre os membros da equipe e a aproximação da instituição com a comunidade acadêmica e externa neste período de distanciamento social. Através deste projeto, novas ações poderão ser executadas com vistas à promoção do bem-estar de servidores, estudantes e público externo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.