E-lixo: um projeto de extensão no contexto da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Extensão, Educação Ambiental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o Projeto de Extensão “E-lixo: ações de descarte, reutilização e educação ambiental” (título atual), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. A referida proposta tem por finalidade conscientizar a comunidade de Sertão sobre o lixo eletroeletrônico produzido e a importância de um destino adequado para estes equipamentos. Assim, este relato sustenta-se metodologicamente na apresentação da experiência desenvolvida entre os anos de 2015 a 2019 na Comunidade de Sertão. Os resultados indicam que o projeto contribuiu significativamente para a conscientização da Educação Ambiental, bem como na formação humana e profissional dos estudantes bolsistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lis Ângela De Bortoli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo, Especialização em Informática pela COPPE/UFRJ/UPF e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Gerontecnologia. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Membro da Sociedade Brasileira de Computação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, educação em engenharia de software, metodologias ativas, redes sociais, desenvolvimento de software, aquisição de conhecimento, métodos ágeis e descarte de lixo eletroeletrõnico. Atua também como pesquisadora e extensionista.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS