Projeto extensionista: fortalecimento de vínculos de crianças e adolescentes a partir de ações socioeducativas

Autores

Palavras-chave:

Extensão, Ações Socioeducativas, Fortalecimentos de laços

Resumo

Este relato tem por finalidade apresentar o projeto de extensão intitulado “Práticas educativas: fortalecimento de laços afetivos entre os usuários participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas”, o qual tem a objetivo desenvolver práticas socioeducativas, de modo a favorecer o desenvolvimento da autonomia, de sociabilidades, de fortalecimento de vínculos sociais e familiares e de prevenir situações de vulnerabilidades e risco social dos participantes da referida instituição. Para tanto, metodologicamente pauta-se em um relato de eperiência que versa acerca das ações socioeducativas empreendidas durante o projeto extencionista. Nota-se, a partir das ações mediadas, transformações comportamentais nos participantes, no que tangem a comunicação, a participação, o interesse e a responsabilidade, bem como vislumbra-se nos diálogos e nas reflexões, alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidades e estratégias para desenvolvimento da autonomia. O projeto de extensão ainda tem beneficiado no que concerne a formação continuada da bolsista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Andréia Paula Franceschi Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Especialista em MBA Executivo pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai -IDEAU(2015).Administradora graduada pela faculdade ANHANGUERA de Passo Fundo(2014).Licenciada em Formação Pedagógica de Docente,Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL(2018). Pós-graduanda em Teorias e Metodologia da Educação-Instituto Federal de Educação ,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão-IFRS (2018).Cursando Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional -Instituto Federal de Educação ,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Sertão-IFRS (2019).Mestranda em Mestrado Profissional em Administração ? Gestão, Internacionalização e Logística -UNIVALI (2019).Cursando Técnico em Finanças pelo Instituto Federal de Educação ,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-Campus Erechim-IFRS (2018). Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL(2017).Por 3 anos ,Presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/RS) representando os 32 municípios da região da AMAU(Associação dos Municípios do Alto Uruguai).. Experiência em licitações,recursos humanos,administrativo financeiro,comercial/vendas,administração de produção e controle interno

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS