Núcleo Extensionista Viver IFRS - Campus Porto Alegre: Operação Filhos de Sepé
Palavras-chave:
Desenvolvimento Rural, Imersão, MultidisciplinarResumo
Neste relato são apresentados um Programa e um Evento de extensão criados no Campus Porto Alegre com a proposta de integrar saberes através de vivências imersivas entre acadêmicos e uma comunidade rural. O Programa Núcleo Extensionista Viver IFRS -Poa inspirou-se em projetos como o Rondon Nacional e o Núcleo Extensionista Rondon - UDESC buscando proporcionar uma experiência de extensão aos estudantes participantes através de maior interação destes com os meios cultural e social. A proposta foi adaptada aos estudantes do IFRS recriando metodologias para estruturação das propostas e abordagens. Integrado ao Núcleo, o Evento Operação Filhos de Sepé consistiu em uma ação de imersão desenvolvida no Assentamento Rural Filhos de Sepé. Na ação foram realizadas dezoito oficinas de diversas temáticas envolvendo trocas de saberes tradicionais e conhecimentos científicos. Relatos das avaliações individuais e coletivas sinalizam o potencial da ação, sua intensidade e contribuição positiva aos estudantes e à comunidade abrangida.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rio Grande Sul: Conselho Superior do IFRS (CONSUP), 2017.
DIEL, Ricardo. Gerenciamento de recurso hídricos: um estudo de caso no Assentamento Filhos de Sepé, Viamão(RS). 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.
PET - Programa especial de Treinamento (PET-GEOGRAFIA UFRGS). Diagnóstico sociocultural e de percepção ambiental do Assentamento Filhos de Sepé - Viamão/RS. Relatório de Pesquisa: Porto Alegre, 2004. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B03f5_x-4RZfRnNGTWNaWVA0Mnc/view>. Acesso em: jun.2018.
RIBEIRO, Ana Paula. Agricultura familiar em Área de Proteção Ambiental: o caso do Assentamento Filhos de Sepé - Viamão/RS. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Viver IFRS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.