Música na escola: práticas e reflexões em educação musical além dos muros do IFRS

Autores

  • Natália da Silva Wouters Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório. Osório, RS.

Palavras-chave:

Educação musical. Música na escola. Oficinas de instrumentos.

Resumo

Desde 2016, o projeto de extensão Música na Escola: práticas e reflexões, vinculado ao Programa Música no IFRS - campus Osório e com as parcerias da 11ª Coordenadoria Regional de Educação e da Prefeitura Municipal de Maquiné/RS, vem propondo o contato do campus Osório com a Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha, em Maquiné. A ação objetiva a musicalização e o desenvolvimento sociocultural dos participantes (alunos dos 7º, 8º e 9º anos), consiste em encontros quinzenais da equipe do projeto com alunos e professores da Escola Estadual, nas dependências da mesma, intercalados com reuniões internas de planejamento. Com o seu desenvolvimento, tornou-se possível compreender que a atuação do IFRS vai além da sala de aula, proporcionando a inserção dos bolsistas na comunidade, por meio de ações que exploram a diversidade cultural, acarretando no amadurecimento dos participantes. Assim, o projeto é capaz de levar a educação musical além dos muros do IFRS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.639, de 2003. Inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira.

BRASIL. Lei 13.278, de 02 de maio de 2016. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte.

PRASS, L.. Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidade quilombolas do sul do Brasil. Porto Alegre: Meridional LTDA, 2013.

SOUZA, Jusamara. (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano: pesquisas e reflexões. In: Souza, Jusamara. (Org.) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, p.7- 12, 2008.

_______. Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, 2000a.

_______. A experiência musical cotidiana e a pedagogia. In: Souza, Jusamara. (Org.) Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, p.33-43, 2000b.

Downloads

Publicado

2018-12-17

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS