O reconhecimento da interculturalidade na abordagem estético-pedagógica da cerâmica

Autores

  • Viviane Diehl

Palavras-chave:

Cerâmica, Interculturalidade, Educação básica.

Resumo

Este relato apresenta a cerâmica e sua potencialidade educativa no desenvolvimento de ações compartilhadas, a partir das demandas recebidas das escolas na região do Rio Caí, RS. Surge do interesse em proporcionar aos educandos uma aproximação com a arte cerâmica nas abordagens educacionais, referentes à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, no currículo escolar. Desse modo o projeto tem por objetivo desenvolver ações extensionistas que promovam a visibilidade da cerâmica contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais, com os alunos da educação básica, por meio de intervenções que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a interculturalidade. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas, palestras e exposições. As ações oportunizaram uma experiência educativa, perceptiva, singular e sensível no campo da cerâmica, contribuindo para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

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Publicado

2017-11-13

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

DIEHL, Viviane. O reconhecimento da interculturalidade na abordagem estético-pedagógica da cerâmica. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 89–94, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/2605.. Acesso em: 21 dez. 2024.