O reconhecimento da interculturalidade na abordagem estético-pedagógica da cerâmica
Palavras-chave:
Cerâmica, Interculturalidade, Educação básica.Resumo
Este relato apresenta a cerâmica e sua potencialidade educativa no desenvolvimento de ações compartilhadas, a partir das demandas recebidas das escolas na região do Rio Caí, RS. Surge do interesse em proporcionar aos educandos uma aproximação com a arte cerâmica nas abordagens educacionais, referentes à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, no currículo escolar. Desse modo o projeto tem por objetivo desenvolver ações extensionistas que promovam a visibilidade da cerâmica contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais, com os alunos da educação básica, por meio de intervenções que proporcionem experiências no campo da cerâmica, ampliando o conhecimento sobre a interculturalidade. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas, palestras e exposições. As ações oportunizaram uma experiência educativa, perceptiva, singular e sensível no campo da cerâmica, contribuindo para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-11-13
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.