Relato de Experiência do IFSOFIA Rio Grande

Autores

  • Onorato Jonas Fagherazzi Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS). Bento Gonçalves, RS
  • Aline Cardoso de Oliveira Macedo Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1997); Mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2005).
  • Rossana Dutra Tasso Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS).Rio Grande, RS
  • Daniel Barreto Aguiar Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS).Rio Grande, RS

Resumo

O quE é O IFSOFIA?
O IFSOFIA é um projeto de extensão originário do Câmpus Rio Grande do IFRS. Iniciou no ano de 2013. O mesmo surgiu a partir de encontros que aconteceram no ano de 2012, quando o professor Onorato propôs a um grupo de alunos, muito interessados em Filosoia, textos para serem lidos e, posteriormente, discutidos e debatidos em uma data estipulada por todos e em um horário extraclasse. Contudo, esses encontros se davam de forma não-oicial, mas, mesmo assim, o grupo participou das Olimpíadas de Filosoia do mesmo ano na escola Americano em Porto Alegre, quando foi apresentada uma fala baseada em Nietzsche sobre o tema da olimpíada: “Qual o Custo Social do Progresso?”.
Com isso, o professor Onorato, de Filosoia, juntamente com a professora Rossana, de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, e a professora Aline, de Matemática, decidiram escrever um projeto que oicializasse tal iniciativa e, assim, ter da instituição o apoio necessário para a concretização das atividades.

Continue lendo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Onorato Jonas Fagherazzi, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS). Bento Gonçalves, RS

possui Licenciatura Plena de Filosofia, Especialização em Educação pela UFRGS (2005), Especialização em Psicologia pela FISUL (2011), Extensão Universitária em Recursos Humanos UCS (2009) e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Ética, Lógica, Metodologia Científica e Projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem extensão universitária em formatação de Trabalhos Acadêmicos pela própria ABNT - São Paulo. Tem capítulos publicados em "Filosofia na Atualidade" (2008) e "Ética: Crise e Perspectivas" (2004), pela EDIPUCRS. Tem experiência como Coordenador do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso, no desenvolvimento de projetos de abertura de Cursos de Ensino Superior e em alguns projetos de Extensão Universitária já desenvolvidos. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Educação em Ciência e é professor titular de Filosofia no Ensino Médio e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul - IFRS campus Bento Gonçalves. 

Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1997); Mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2005).

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS).Rio Grande, RS

Rossana Dutra Tasso, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS).Rio Grande, RS

Possui Graduação em Letras Português - Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2003) e Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Desde 2010, é docente do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Rio Grande, onde exerce atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: texto&discurso, leitura e sujeito, ensino de língua e literatura, educação.

Daniel Barreto Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul (IFRS).Rio Grande, RS

Daniel Barreto Aguiar é discente do curso de Refrigeração e Climatização do Câmpus Rio Grande do IFRS.

Downloads

Edição

Seção

PROJETOS