Leitura crítica e interdisciplinar: como está avançando o Projeto IFSOFIA

Autores

  • Ramesses Augusto Serra Munhoz
  • Aline Cardoso de Oliveira Macedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Rio Grande, RS, Brasil.
  • Rossana Dutra Tasso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Rio Grande, RS, Brasil.

Resumo

O IFSOFIA foi inspirado pelo IFSOPHIA-PR, criado pelo professor Alan Rodrigo

Padilha, que cedeu o nome ao nosso projeto de Extensão de Filosofia, o qual

se formou, como iniciativa do Prof. Onorato Fagherazzi (que passou a estar

lotado, desde julho de 2014, no IFRS – Câmpus Bento Gonçalves), a partir de

debates entre professores e alunos sobre haver um espaço adicional de

estudos e de reflexões filosóficas, pois notávamos dificuldades na inclusão de

leituras de clássicos da Filosofia e da Literatura dentro do “condensado”

programa dessas disciplinas, que têm uma carga horária menor frente a outras

de cunho técnico, nos cursos da modalidade Integrado.

Desde 2013, o IFSOFIA está ativo no IFRS. Trata-se de um projeto de

Extensão desenvolvido no Câmpus Rio Grande. Vem ganhando espaço a cada

dia, à medida que os estudantes têm interesse no objetivo principal do projeto,

a saber: criar novos leitores capazes de absorver o conteúdo de livros que

vão além dos best-sellers e, além disso, aptos a questionar e refletir. Para

absorver conhecimento dos livros, existem métodos e técnicas, a fim de que

seja retirado do texto não só o que está explicitamente posto, mas também o

contexto histórico, os aspectos concernentes ao processo de escrita

empreendido pelo autor e, principalmente, as verdades que não estão contidas

unicamente em uma ou outra disciplina. Para cada pessoa há um objetivo

diferente quanto ao ato de ler, bem como uma estratégia que seja mais

apropriada para cada finalidade. Logo, a escolha a respeito do modo como

realizar a leitura é uma decisão íntima do leitor - e, para decidir, é preciso

simplesmente...ler! Porém, não apenas a leitura vai trazer ao sujeito que lê todo

o conhecimento que busca; é necessário, então, questionar o que foi lido e

sobre ele refletir. Por isso é que John Locke diz: “ler fornece ao espírito

materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos”

(2014). E o papel do Projeto IFSOFIA é justamente o de fomentar essa leitura

crítica, leitura que promova a mudança.

Toda a perspectiva de mudança da sociedade vem da leitura e do senso

crítico-desenvolvido a partir de debates que só são possíveis através do

conhecimento obtido a partir dos livros - e da aplicação prática e conjunta de

ambos. Com o IFSOFIA, o ato de ler é, certamente, potencializado dentro do

Câmpus Rio Grande. E é por causa da dedicação de cada participante - desde

o nosso grupo, responsável pelo projeto, até os inscritos que não pertencem ao

IFRS - ao ler, debater e divulgar a iniciativa do projeto é que este tem crescido

e, hoje, conta com 140 membros vinculados a ele.

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Biografia do Autor

  • Ramesses Augusto Serra Munhoz
    Estudante do curso Técnico em Informática para Internet do Câmpus Rio Grande do IFRS, bolsista de Extensão.

  • Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Rio Grande, RS, Brasil.
    Docente do Câmpus Rio Grande do IFRS, doutoranda do PPGEC-FURG e mestre em Engenharia Oceânica (FURG).

  • Rossana Dutra Tasso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Rio Grande, RS, Brasil.
    Docente do Câmpus Rio Grande do IFRS, mestre em Estudos da Linguagem(UFRGS).

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

MUNHOZ, Ramesses Augusto Serra; MACEDO, Aline Cardoso de Oliveira; TASSO, Rossana Dutra. Leitura crítica e interdisciplinar: como está avançando o Projeto IFSOFIA. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 51–53, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1342.. Acesso em: 21 dez. 2024.