COMpaixão: a solidariedade em ação

Autores

  • Fabiane Cristina Brand IFRS Campus Bento Gonçalves
  • Onorato Jonas Fagherazzi IFRS Campus Bento Gonçalves
  • Tatiani Secretti

Palavras-chave:

Solidariedade, Voluntariado, Interação social

Resumo

O Projeto COMpaixão é uma ação de extensão desenvolvida no IFRS Campus Bento Gonçalves, desde 2016. No período entre 2020 e 2021 teve suas atividades reduzidas, devido à suspensão das aulas ocasionada pela Pandemia do COVID-19. Entretanto, retornou, de forma gradativa, no ano de 2022 dando continuidade a práticas de solidariedade e de cuidados com o próximo e incentivando o voluntariado entre estudantes e servidores do Campus. Este relato visa apresentar ações realizadas pelo Projeto COMpaixão no ano de 2022, que envolveram estudantes e servidores do Campus e alcançaram crianças, jovens e idosos na cidade de Bento Gonçalves/RS. O relato tem natureza qualitativa e descritiva e apresenta como está organizado o Projeto, com ênfase na descrição de ações desenvolvidas durante o ano de 2022. Observou-se que as ações desenvolvidas pelo Projeto mobilizaram estudantes e servidores da comunidade externa para práticas solidárias, assim como alcançaram diversas instituições sociais e de acolhimento da comunidade externa.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Onorato Jonas Fagherazzi, IFRS Campus Bento Gonçalves

Possui Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2016), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Especialização em Psicologia (2011), Especialização em Educação pela UFRGS (2007) e Licenciatura Plena em Filosofia. Tem experiência na área de Educação, Filosofia, Ética, Lógica, Metodologia Científica e Projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem extensão universitária em formatação de Trabalhos Acadêmicos pela própria ABNT - São Paulo. Tem capítulos publicados em "Filosofia na Atualidade" (2008) e "Ética: Crise e Perspectivas" (2004), pela EDIPUCRS. Tem experiência como Coordenador do Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso, no desenvolvimento de projetos de abertura de Cursos de Ensino Superior e de Extensão Universitária. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Ética; e, é professor de Filosofia no Ensino Médio e Superior do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Rio Grande do Sul - IFRS campus Bento Gonçalves. 

Tatiani Secretti

Doutora em Epidemiologia (UFRGS) (2015). Mestre em Epidemiologia (UFRGS) (2009). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). 

Downloads

Publicado

2023-08-22