Empresariamento da Educação:

Análise da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v11i1.7153

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM) a partir das redes políticas de governança, que se organizam para debater, formular e implantar reformas educacionais. Para tanto, recorre-se ao aporte da abordagem teórica-metodológica de análise de redes políticas em educação. A partir da análise realizada, verifica-se a consolidação do projeto político neoliberal de empresariamento da educação. Tal fenômeno ocorre pelo aparecimento predominante de parcerias com atores sociais não-estatais que influenciam modos de privatização no contexto educacional brasileiro, em dois aspectos que estão interrelacionados: por um lado a introdução das práticas de gestão empresarial no setor público educacional, especialmente nas reformas educacionais; por outro, a expansão da educação como ocasião oportuna de negócios.

Biografia do Autor

  • Simone Gonçalves da Silva, UFPel

    Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas - PPGE/UFPel. Vice-líder do CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.

  • Mateus Arguelho da Cunha, Universitat de Barcelona

    Estudante de Doutorado na Universitat de Barcelona, Espanha, onde cursa no Programa de Doutorado Educació i Societat. Investigador Pré-doutoral em Formação, ocupando a posição de Pessoal Docente e Investigador na Universitat de Barcelona. Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2021) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2023), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, etnografia de rede, educação básica, bncc e gestão educacional.

  • Bruno Souza Garcia, Universidade Federal de Pelotas - Professor da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS)

    Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas  (UFPel); Especialista em Organização Pedagógica da Escola - Supervisão Escolar Centro Universitário Internacional - UNINTER. Graduado nos cursos de História - Licenciatura e Bacharel de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, é Doutorando em Educação (UFPEL) e professor das redes públicas de ensino municipal de Arroio Grande e Estadual do Estado do Rio Grande do Sul. Integra o CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.

Downloads

Publicado

2024-04-29