A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio?
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2717Resumo
Motivar os alunos à aprendizagem tem sido uma das grandes preocupações de todos os professores de ciências. Mesmo se existisse nas escolas uma variedade de recursos didáticopedagógicos disponíveis como, por exemplo, laboratório de informática bem equipado, laboratório de Física estruturado para todos os conteúdos, biblioteca atualizada, bem como monitores plantonistas, ainda sim, motivar os alunos nas aulas continuaria sendo um obstáculo a ser superado, pois esta é uma dificuldade excepcionalmente ampla. O presente trabalho foi realizado mediante uma pesquisa de campo subsidiada por um estudo bibliográfico, visando investigar fatores e estratégias capazes de interferir na motivação dos alunos durante as aulas de Física. A pesquisa de campo foi concretizada no segundo semestre de 2017, numa escola de ensino médio pertencente à rede pública de ensino na região norte do Ceará e envolveu a aplicação de um questionário com 5 (cinco) perguntas destinadas a 60 (sessenta) discentes do ensino médio, entre 14 e 35 anos de idade. Os resultados revelam alguns obstáculos notáveis envolvidos no ensino de Física e colocam em destaque o ensino noturno, onde o percentual de alunos que se julgam motivados ao estudo da disciplina é bem menor do que no período matutino. Diante deste fato, é pertinente entender a problemática subjacente e apontar possibilidades para a superação do problema.
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