Posicionamento de mercado das principais marcas nacionais de guitarra pela percepção dos clientes: uma análise multidimensional
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2546Resumo
Tendo em vista o crescimento das marcas nacionais e a elevação das exigências do mercado consumidor de guitarras, o presente artigo buscou investigar como os consumidores posicionam as principais marcas de guitarra nacionais (Condor, Dolphin, Eagle, Giannini, Memphis, Michael, Seizi, Tagima e Vogga). Os dados foram coletados tendo por base uma amostra de 32 alunos/clientes da Live Musical da cidade de Juiz de Fora (MG), buscando conhecer sua preferência entre as marcas de guitarras nacionais. Para isso, foi utilizada a técnica de Escalonamento Multidimensional (EMD), objetivando a construção de um mapa perceptual de duas dimensões. Três lojistas, considerados especialistas em instrumentos musicais, contribuíram com a interpretação do mapa perceptual. Os resultados indicaram que os consumidores avaliaram a preferência das guitarras baseados, principalmente, na relação preço/qualidade e na credibilidade e grau de reconhecimento das marcas analisadas. Neste sentido, as marcas Tagima, Seizi e Michael se destacaram na avaliação dos consumidores, ao passo que a marca Vogga se destacou negativamente na referida avaliação. As marcas envolvidas que se mostraram distantes das preferências dos consumidores podem se basear nesses resultados para reestruturarem seus produtos, tendo por base as estratégias adotadas por Tagima, Seizi e Michael.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).