Oficina de astronomia envolvendo a aprendizagem ativa e a interação dos alunos na construção do saber sobre o diagrama HR
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1500Resumo
Neste trabalho relata-se uma ação pedagógica envolvendo estudantes de ensino médio de uma escola pública de Araranguá, SC, cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma oficina de astronomia sobre o diagrama HR. São apresentados resultados do uso do diagrama HR para o ensino qualitativo de astronomia por meio da metodologia de aprendizagem ativa na construção do conhecimento no contexto escolar. As atividades foram desenvolvidas em encontros, sendo os alunos conduzidos gradativamente à participação na aprendizagem. As atividades identificaram algumas dificuldades, porém alguns ganhos na utilização desta metodologia com a inserção de tecnologia como ferramenta didática. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram interesse e motivação na aprendizagem, quando aplicado um método alternativo à educação tradicional. Os alunos demonstraram um comportamento atitudinal ativo, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, através de um espírito colaborativo na solução das atividades de ensino propostas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).