Ensino da Física Básica Qualitativa e o desenvolvimento de Modelos Mentais com o Software 3ds Max

Autores

  • Marcos Rogério Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS E-mail: [email protected] | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003
  • Renato Dos Santos Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Campus Central - Canoas. Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 14 - Sala 218 São José 92450900 - Canoas, RS - Brasil Telefone: (051) 34779278

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1486

Resumo

Neste artigo, objetiva-se demonstrar o desenvolvimento de Modelos Mentais da Física Clássica aos alunos de Nível Superior, na disciplina de Física Básica, do Instituto Federal campus Sertão. Implementa-se uma sequência de estratégias pedagógicas como recurso didático para os alunos da disciplina de Física e investigam-se teorias de aprendizagem para orientar a adaptação dos conteúdos da Física que possam oportunizar a aprendizagem do domínio da Física (Gravidade e Gravimetria) e a Fórmula Internacional da Gravidade. Assim, busca-se o desenvolvimento de Modelos Mentais da Física Qualitativa dos alunos de Física que não estão cursando graduação em Ciências Exatas. Então, implementa-se simulação 3D na Teoria da Física Qualitativa, em que se pretende desenvolver estratégias educacionais e um ambiente que proporcione o desenvolvimento de um Modelo Mental Qualitativo da Física, do tipo “História Foto” a “Física Naive” com auxílio do software Autodesk 3ds Max 2013 Student. Este trabalho vem contribuir com o desenvolvimento de um sistema de avaliação quantitativo para os Mapas Conceituais e uma sequência de estratégias que proporcionem o desenvolvimento dos Modelos Mentais Qualitativos. Demonstra-se o desenvolvimento do Modelo Mental Qualitativo tipo Corpus Causal de todos os estudantes e do tipo Física Naive nos estudos de caso.

Biografia do Autor

  • Marcos Rogério Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão Rodovia RS 135, Km 25 | Distrito Eng. Luiz Englert | CEP: 99170-000 | Sertão/RS E-mail: [email protected] | Telefone: (54) 3345-8000 | Fax: (54) 3345-8006/8022/8003
    Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Desde 1992 é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Sertão . Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídia; Laboratório de Física e Ensino da Física Moderna no Ensino Médio. Aluno do DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECIM/ULBRA, cuja linha de pesquisa é a implementação do software 3Ds Max no Ensino da Física Clássica.
  • Renato Dos Santos, Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil - Campus Central - Canoas. Av. Farroupilha, 8001 - Prédio 14 - Sala 218 São José 92450900 - Canoas, RS - Brasil Telefone: (051) 34779278
    possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1987), pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) (1990) e pelo Research Institute for Symbolic Computation (Áustria) (1991) e epspecialização em andamento em Data Science pela Johns Hopkins University/Coursera. Atualmente é pesquisador, orientador de doutorado e professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Foi editor convidado para a edição especial sobre Big Data na Educação do periódico Themes in Science and Technology Education e é revisor desse e dos periódicos International Journal of Physical Sciences, Journal of Virtual Worlds Research, Revista Nupem (Unespar) e Acta Scientiae (ULBRA). Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando atualmente em aplicações do Big Data no aprendizado de Ciências e Matemática. Já atuou em mundos vituais, metaversos, e outras tecnologias Web 2.0 para Ensino de Física no Second Life. Desenvolveu no ambiente virtual Second Life o laboratório virtual SL Physics Lab, micromundo de simulações computacionais de Físicas alternativas. Também atua em divulgação da ciência com o projeto Física Interessante, realizado através do site Física Interessante (http://www.fisica-interessante.com/), do blog Física Interessante (http://fisica-interessante2.blogspot.com.br/) e nas redes sociais Facebook (FisicaInteressante), Twitter (@fisicainteressa), dentre várias outras iniciativas de divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Física, em particular.

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional