A motivação em sala de aula: o que dizem os alunos sobre as aulas de Física do Ensino Médio?

Autores

  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral (IFCE Sobral)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD) http://orcid.org/0000-0001-5697-8110
  • Paulo Alberto Avelino Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral.
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú (IFCE Maracanaú)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2717

Resumo

Motivar os alunos à aprendizagem tem sido uma das grandes preocupações de todos os professores de ciências. Mesmo se existisse nas escolas uma variedade de recursos didáticopedagógicos disponíveis como, por exemplo, laboratório de informática bem equipado, laboratório de Física estruturado para todos os conteúdos, biblioteca atualizada, bem como monitores plantonistas, ainda sim, motivar os alunos nas aulas continuaria sendo um obstáculo a ser superado, pois esta é uma dificuldade excepcionalmente ampla. O presente trabalho foi realizado mediante uma pesquisa de campo subsidiada por um estudo bibliográfico, visando investigar fatores e estratégias capazes de interferir na motivação dos alunos durante as aulas de Física. A pesquisa de campo foi concretizada no segundo semestre de 2017, numa escola de ensino médio pertencente à rede pública de ensino na região norte do Ceará e envolveu a aplicação de um questionário com 5 (cinco) perguntas destinadas a 60 (sessenta) discentes do ensino médio, entre 14 e 35 anos de idade. Os resultados revelam alguns obstáculos notáveis envolvidos no ensino de Física e colocam em destaque o ensino noturno, onde o percentual de alunos que se julgam motivados ao estudo da disciplina é bem menor do que no período matutino. Diante deste fato, é pertinente entender a problemática subjacente e apontar possibilidades para a superação do problema.

Biografia do Autor

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral (IFCE Sobral)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD)

Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor substituto entre 2010 e 2014, na Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (UECE/FECLI), foi professor efetivo do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Rural de Marabá e do Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, campus PICOS, atuou como professor convidado no projeto Ibaorebu de formação Integral Munduruku, entre 2014 e 2016. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Sobral, onde coordena a Licenciatura em Física e desenvolve pesquisas em ensino de Física e Matemática.

Paulo Alberto Avelino Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Sobral.

Licenciado em Física. Atualmente atua na rede pública estadual de educação como professor temporário.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Ceará, campus Maracanaú (IFCE Maracanaú)/Grupo de Pesquisa em Física Aplicada e Docência (GFAD)

PROFESSOR EFETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, CAMPUS SOBRAL. Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo, com dedicação exclusiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional