Posicionamento de mercado das principais marcas nacionais de guitarra pela percepção dos clientes: uma análise multidimensional

Autores

  • Josiel Fernandes de Oliveira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.
  • Rafael de Oliveira Mota Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.
  • Edivaldo de Paula Vinha Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.
  • Tharcisio Alexandrino Caldeira Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2546

Resumo

Tendo em vista o crescimento das marcas nacionais e a elevação das exigências do mercado consumidor de guitarras, o presente artigo buscou investigar como os consumidores posicionam as principais marcas de guitarra nacionais (Condor, Dolphin, Eagle, Giannini, Memphis, Michael, Seizi, Tagima e Vogga). Os dados foram coletados tendo por base uma amostra de 32 alunos/clientes da Live Musical da cidade de Juiz de Fora (MG), buscando conhecer sua preferência entre as marcas de guitarras nacionais. Para isso, foi utilizada a técnica de Escalonamento Multidimensional (EMD), objetivando a construção de um mapa perceptual de duas dimensões. Três lojistas, considerados especialistas em instrumentos musicais, contribuíram com a interpretação do mapa perceptual. Os resultados indicaram que os consumidores avaliaram a preferência das guitarras baseados, principalmente, na relação preço/qualidade e na credibilidade e grau de reconhecimento das marcas analisadas. Neste sentido, as marcas Tagima, Seizi e Michael se destacaram na avaliação dos consumidores, ao passo que a marca Vogga se destacou negativamente na referida avaliação. As marcas envolvidas que se mostraram distantes das preferências dos consumidores podem se basear nesses resultados para reestruturarem seus produtos, tendo por base as estratégias adotadas por Tagima, Seizi e Michael.

Biografia do Autor

Josiel Fernandes de Oliveira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.

Graduado em Bacharel em Administração pelo IF SUDESTE MG-CAMPUS RIO POMBA.

Rafael de Oliveira Mota, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.

Graduando em Bacharel em Administração pelo IF SUDESTE MG-CAMPUS RIO POMBA.

Edivaldo de Paula Vinha, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.

Graduado em Bacharel em Administração pelo IF SUDESTE MG-CAMPUS RIO POMBA.

Tharcisio Alexandrino Caldeira, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - campus Rio Pomba.

 Professor do Departamento Acadêmico de Ciências Gerenciais do IF Sudeste MG - campus Rio Pomba. Doutor em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2016).
 

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos