Oficina de astronomia envolvendo a aprendizagem ativa e a interação dos alunos na construção do saber sobre o diagrama HR

Autores

  • Josiane Trevisol Recco IFSC/Câmpus Araranguá
  • Sarita de Cassia Hugen Brunelli IFSC/Câmpus Araranguá
  • Thiago almeida de sá
  • Humberto Luz Oliveira IFSC - Campus Araranguá

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1500

Resumo

Neste trabalho relata-se uma ação pedagógica envolvendo estudantes de ensino médio de uma escola pública de Araranguá, SC, cujo objetivo foi desenvolver e aplicar uma oficina de astronomia sobre o diagrama HR. São apresentados resultados do uso do diagrama HR para o ensino qualitativo de astronomia por meio da metodologia de aprendizagem ativa na construção do conhecimento no contexto escolar. As atividades foram desenvolvidas em encontros, sendo os alunos conduzidos gradativamente à participação na aprendizagem. As atividades identificaram algumas dificuldades, porém alguns ganhos na utilização desta metodologia com a inserção de tecnologia como ferramenta didática. Os resultados indicaram que os alunos apresentaram interesse e motivação na aprendizagem, quando aplicado um método alternativo à educação tradicional. Os alunos demonstraram um comportamento atitudinal ativo, promovendo o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, através de um espírito colaborativo na solução das atividades de ensino propostas.

 

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos