Ensino da Física Básica Qualitativa e o desenvolvimento de Modelos Mentais com o Software 3ds Max
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v3i2.1486Resumo
Neste artigo, objetiva-se demonstrar o desenvolvimento de Modelos Mentais da Física Clássica aos alunos de Nível Superior, na disciplina de Física Básica, do Instituto Federal campus Sertão. Implementa-se uma sequência de estratégias pedagógicas como recurso didático para os alunos da disciplina de Física e investigam-se teorias de aprendizagem para orientar a adaptação dos conteúdos da Física que possam oportunizar a aprendizagem do domínio da Física (Gravidade e Gravimetria) e a Fórmula Internacional da Gravidade. Assim, busca-se o desenvolvimento de Modelos Mentais da Física Qualitativa dos alunos de Física que não estão cursando graduação em Ciências Exatas. Então, implementa-se simulação 3D na Teoria da Física Qualitativa, em que se pretende desenvolver estratégias educacionais e um ambiente que proporcione o desenvolvimento de um Modelo Mental Qualitativo da Física, do tipo “História Foto” a “Física Naive” com auxílio do software Autodesk 3ds Max 2013 Student. Este trabalho vem contribuir com o desenvolvimento de um sistema de avaliação quantitativo para os Mapas Conceituais e uma sequência de estratégias que proporcionem o desenvolvimento dos Modelos Mentais Qualitativos. Demonstra-se o desenvolvimento do Modelo Mental Qualitativo tipo Corpus Causal de todos os estudantes e do tipo Física Naive nos estudos de caso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).