Ambientes de Aprendizagem a partir do Game JobMath
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id5313Palabras clave:
Ambientes de Aprendizagem, Cenários para Investigação, Realidade Virtual, Realidade MaterialResumen
Esse trabalho decorre de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, cujo objetivo foi analisar as possibilidades que emergem da utilização de tecnologias digitais e gamificação no ensino-aprendizagem de Matemática. Um jogo digital, suportado em dispositivos com sistema operacional Android, envolvendo conteúdos de matemática básica, foi desenvolvido e utilizado em sala de aula com estudantes de sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. Nesse artigo, com o objetivo de identificar as transições entre os ambientes de aprendizagem desenvolvidos em sala de aula, tecemos considerações sobre as categorias “o uso da tecnologia em sala de aula” e “os ambientes de aprendizagem emergentes”, de acordo com a caracterização de ambientes de aprendizagem proposta por Skovsmose (2000). Observamos que foi possível constatar em sala de aula um movimento do paradigma do exercício ao cenário para investigação, fomentando o questionamento dos estudantes acerca de seu cotidiano social, o que levou à constituição de um cenário para investigação virtual.
Descargas
Citas
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BARBOSA, M. A. Desenvolvendo aplicativos para dispositivos móveis através do MIT APP Inventor 2 nas aulas de Matemática. Orientadora: Mirela Vanina de Mello. Coorientador: André Malvezzi Lopes. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.
BICUDO, M. A. V.; ROSA, M. Realidade e Cibermundo: horizontes filosóficos e educacionais antevistos. Canoas: Editora da ULBRA, 2010.
BORBA, M. C. A Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2004. p. 1-18, 1 CD ROM.
BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em Educação Matemática. In: SKOVSMOSE, O. (org.). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001. p. 127-160.
BRUNHEIRA, L.; PONTE, J. P. Desenvolvendo o raciocínio espacial na formação inicial de professores dos primeiros anos. Zetetiké, Campinas, v. 26, n. 3, p. 464-485, 2018. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8652882.
DALLA VECCHIA, R.; MALTEMPI, M. V. Realidade do mundo cibernético e a modelagem matemática: um esboço teórico. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 9, n. 1, p. 39-49, 2012. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/view/844. Acesso em: 26 out. 2021.
FARDO, M. L. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629.
HANDA, R. A. Desenvolvimento de aplicativos como uma ferramenta de aprendizagem na área de Matemática. Orientador: João Luis Gonçalves. 2017. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2980. Acesso em: 26 out. 2021.
KLOCK, A. C. T.; CARVALHO, M. F.; ROSA, B. E.; GASPARINI, I. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.53496.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENEZES, B. S. de. Game para smartphones e ambientes de aprendizagem. Orientadora: Marilaine de Fraga Sant’Ana. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/205531. Acesso em: 26 out. 2021.
PENTEADO, M. G. Novos atores, novos cenários: discutindo a inserção dos computadores na profissão docente. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 297-313.
PENTEADO, M. G. Possibilidades para a Formação de Professores de Matemática. In: PENTEADO, M. G.; BORBA, M. C. (org.). A Informática em Ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho D’Água, 2000. p. 23-34.
PRADO, A. S.; SILVA, L. A.; SANTANA, T. S. Uma Análise Bernsteiniana de Tarefas de Modelagem Matemática no Caso 1. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2013, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2013. 1 CD ROM.
SANT’ANA, A. A.; SANT’ANA, M. F. Planejamento de Tarefas de Modelagem Matemática a partir de Perguntas. Vidya, Santa Maria, v. 37, n. 1, p. 75-89, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1995. Acesso em: 26 out. 2021.
SANT’ANA, A. A.; SANT’ANA, M. F. Uma experiência com a elaboração de perguntas em Modelagem Matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2009, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2009. 1 CD ROM.
SIMÕES, J.; VILAS, A. F.; REDONDO, R. P.; AGUIAR, A. Proposta de modelo de referência para aplicação de gamification em ambientes de aprendizagem social. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE TIC NA EDUCAÇÃO, 8., 2013, Braga/Portugal. Anais [...]. Braga/Portugal: Universidade do Minho, 2013. 1 CD ROM.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635. Acesso em: 26 out. 2021.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
WEINGARTEN, T.; DALLA VECCHIA, R. Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 219-235, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170010013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.