Ambientes de Aprendizagem a partir do Game JobMath

Autores

  • Bernarda Souza de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6852-1406
  • Marilaine de Fraga Sant'Ana Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6142-6510

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id5313

Palavras-chave:

Ambientes de Aprendizagem, Cenários para Investigação, Realidade Virtual, Realidade Material

Resumo

Esse trabalho decorre de uma pesquisa de dissertação de Mestrado, cujo objetivo foi analisar as possibilidades que emergem da utilização de tecnologias digitais e gamificação no ensino-aprendizagem de Matemática. Um jogo digital, suportado em dispositivos com sistema operacional Android, envolvendo conteúdos de matemática básica, foi desenvolvido e utilizado em sala de aula com estudantes de sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. Nesse artigo, com o objetivo de identificar as transições entre os ambientes de aprendizagem desenvolvidos em sala de aula, tecemos considerações sobre as categorias “o uso da tecnologia em sala de aula” e “os ambientes de aprendizagem emergentes”, de acordo com a caracterização de ambientes de aprendizagem proposta por Skovsmose (2000). Observamos que foi possível constatar em sala de aula um movimento do paradigma do exercício ao cenário para investigação, fomentando o questionamento dos estudantes acerca de seu cotidiano social, o que levou à constituição de um cenário para investigação virtual.

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Biografia do Autor

Bernarda Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima, Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha, Porto Alegre, RS, Brasil

Marilaine de Fraga Sant'Ana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

MENEZES, B. S. de; SANT’ANA, M. de F. Ambientes de Aprendizagem a partir do Game JobMath. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2009, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id5313. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5313. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática