Monocórdio: contextualizando a Matemática por meio da Música
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2751Palabras clave:
Contextualização, Modelagem Matemática, Monocórdio, Ensino de MatemáticaResumen
O objetivo desse trabalho é apresentar ações de contextualização da Matemática evidenciadas em uma atividade de construção da escala musical por estudantes do Ensino Médio usando um Monocórdio. Exploramos a contextualização da Matemática a partir de uma vivência realizada com 32 alunos de uma Escola Estadual do Recife com a colaboração de 05 (cinco) estudantes da disciplina de Prática de Ensino da Matemática II ministrada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no semestre 2012/1, como observadores. A atividade está ligada às várias ações do ambiente de pesquisa LACAPE – Laboratório Científico de Aprendizagem Pesquisa e Ensino, do Departamento de Educação da UFRPE, o qual congrega a elaboração e testagem de material didático, projetos de pesquisa e extensão, formação de professores, entre outras ações da Educação Matemática. Na Educação Matemática se discute que o processo de contextualização deve estar associado aos conhecimentos estudados e orientar a aprendizagem (BROUSSEAU, 1996; PAVANELLO, 2004). Tal processo é percebido nas atividades interdisciplinares e de Modelagem Matemática. Portanto, ao usar o Monocórdio como recurso para construção da escala musical colocando os estudantes diante da associação dos saberes matemáticos ligados à música, buscamos reproduzir as notas da escala musical com atividade semelhante a que foi usada por Pitágoras. Os alunos trabalharam em grupos e utilizaram um Monocórdio, régua e desenho de um teclado. Os resultados indicam valorização do contexto a partir da Matemática necessária ao modelo de escala construído, discussão de saberes prévios utilizados e requisitou habilidades necessárias à percepção das notas musicais atreladas à frequência de som produzida no Monocórdio.
Descargas
Citas
AABOE, A. Episódios da História Antiga da Matemática. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2002.
ABDOUNUR, O. J. Mudanças Estruturais nos Fundamentos Matemáticos da Música a partir do século XVII: considerações sobre consonância, série harmônica e temperamento. Revista Brasileira de História da Matemática. Especial n. 1 p. 369-380, 2007.
BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BOYER, B. C. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 2. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BROUSSEAU, G. Os diferentes papéis do professor. In: PARRA, C.; SAIZ, I.; et al. (Orgs.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.
DEMO, P. Professor do Futuro e Reconstrução do Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. 2. ed. Campinas: Unicamp, 1997.
FLAVELL, J. H. El Desarrollo Cognitivo. Madrid: Visor, 1976.
FRANCHI, R. H. de O. L. A Modelagem Matemática como estratégia de aprendizagem do cálculo diferencial e integral nos cursos de engenharia. 1993. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1993.
MARTINS, D. F. de P. S. Escalas, Inversas e Tríades: A Matemática aplicada à Música. 2015. 60f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2015.
NASCIMENTO, R. A.; GITIRANA, V. Modelagem Matemática. Projeto Rede: Jogos na Educação Matemática. Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Educação, 2011. Disponível em: http://www.lematec.net.br/CDS/SJSEM/artigos/modelagem.pdf. Acesso em: 12 out. 2012.
PAVANELLO, R. M. Contextualizar: O que é isso? In: NOGUEIRA, C.; BARROS, R. (Orgs.). Conversas com quem gosta de ensinar matemática. Paraná: Manoni, 2004.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.
VASCONCELOS, M. B. F. A Contextualização e o Ensino de Matemática: Um Estudo de Caso. 2008. 249 p. Dissertação (Mestrado em Educação Popular, Comunicação e Cultura) – Universidade Federal da Paraíba, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.