O ensino de equações do primeiro grau à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2716Palabras clave:
Equações do Primeiro Grau, Aprendizagem Significativa, EquivalênciaResumen
Este trabalho tem a intenção de apresentar alguns resultados de um estudo sobre a utilização do conceito de equivalência como conceito subsunçor, fundamental para o desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de equações do primeiro grau. À luz da teoria de David Ausubel, procuramos investigar, em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental, se atividades propostas por um Objeto Digital de Aprendizagem, que utiliza a balança de dois pratos como suporte representacional, podem funcionar como organizadores prévios para facilitar a Aprendizagem Significativa dos estudantes. A análise das atividades realizadas demonstrou que a noção de equivalência existente em uma equação pode ser considerada um conceito subsunçor necessário para ancorar a aprendizagem de equações do primeiro grau e, desta forma, propiciar a Aprendizagem Significativa dos estudantes.Descargas
Citas
AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
DANIEL, José Anísio. Um estudo de equações algébricas de 1° grau com o auxílio do software Aplusix. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
FREITAS, Marcos Agostinho de. Equação do 1º grau: métodos de resolução e análise de erros no Ensino Médio. 2002. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.
GRAVINA, Maria Alice; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Mídias digitais na Educação Matemática. In: Matemática, Mídias Digitais e Didática – tripé para formação de professores de Matemática. Porto Alegre: UFRGS, 2012, p. 11-35.
HUMMES, Viviane Beatriz. Aprendizagem significativa de equações do primeiro grau: um estudo sobre a noção de equivalência como conceito subsunçor. 2014. 124f. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MOREIRA, Marco Antônio; SOUSA, C. M. S. G. De. Organizadores prévios como recurso didático. In: MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativo: fundamentação teórica y estratégias facilitadoras. Porto Alegre: UFRGS, 2003. P. 129-146.
MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.
MOREIRA, Marco Antônio; MASINI, Elcie Salzano. Aprendizagem Significativa: a Teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2011.
NICOLA, Luciane Becker; RODRIGUES, Alessandra Pereira. Objetos de aprendizagem como potencializadores no estudo da Biologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, jul. 2011.
PONTE, J. P. O estudo de caso na investigação em Educação Matemática. Quadrante, v. 3, n. 1, p. 3-18, 1994.
TELES, Rosinalda Aurora de Melo. A relação entre aritmética e álgebra na Matemática escolar: um estudo sobre a influência da compreensão das propriedades da igualdade e do conceito de operações inversas com números racionais na resolução de equações polinomiais do 1º grau. 2002. 296 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
USISKIN, Zalman. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis. In: COXFORD, A.; SHULTE, A. (Org.). As idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1995.
VALENTE, José Armando. Por que o computador na educação? In: Salgado, M. U. C. & Amaral, A. L (Eds). Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. Brasília: Ministério da Educação, 2008. p. 193-210.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.