Educação Matemática e Tecnologia: uma análise de discursos presentes no BOLEMA

Autores

  • Thomas Bersagui Milano Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA) Faculdade Inedi, Cachoeirinha, RS
  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS
  • Josaine de Moura Pinheiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS
  • Mirian Linhares Siqueira Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA) Faculdade Inedi, Cachoeirinha, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1543

Palavras-chave:

Educação Matemática, Tecnologia, BOLEMA

Resumo

Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi composto por trezentos e cinquenta artigos datados entre 2010 e 2016, em que se mapearam oito artigos cujas temáticas se aproximavam do campo das tecnologias. No decorrer das análises emergiram, por recorrência discursiva, três categorias analíticas: “Práticas Tecnológicas na Formação dos Docentes”, “Utilização de Recursos Tecnológicos em Sala de Aula” e “Combinação entre as Influências na Formação e a Utilização de Recursos Tecnológicos”. Analisando os discursos presentes nas categorias, constatou-se que a utilização de softwares como ferramenta didática, tanto no nível básico quanto no nível superior, podem ser pontuados como os principais articuladores entre a Educação Matemática e a Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomas Bersagui Milano, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA) Faculdade Inedi, Cachoeirinha, RS

Atualmente sou auxiliar administrativo na Cia Zaffari Comércio e Industria. Desde março de 2016 atuo como Professor Moderador (Voluntário) do Curso de Difusão de Conhecimento intitulado como "Curso de GeoGebra", oferecido pela UNESPAR - Polo Apucarana, na modalidade a distância. Sou integrante do Projeto de Pesquisa, nomeado de Projeto Astronomia: "Condições para a vida no universo", desenvolvido pela Faculdade Inedi.

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Tramandaí, RS

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Grupo de Pesquisa PRAKTIKÉ, sendo que possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

Josaine de Moura Pinheiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS

Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Matemática Aplicada (1998) pelo programa de Pós-Graduação de Matemática Aplicada e Computacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada (1995) em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. No curso de Doutorado, seu estudo problematizou táticas e estratégias colocadas em movimento no Colégio Militar de Porto Alegre que constituem sujeitos que se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desenvolve suas atividades investigativas junto ao GIPEMS-Unisinos: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade, registrado no diretório de pesquisas do CNPq. Seu interesse investigativo tem como foco questões da constituição de sujeitos, em sua relação com a educação. Atua como professora de matemática do Ensino Fundamental e Médio no Colégio Militar de Porto Alegre e professora de Cálculo I e II para os cursos de Engenharia, Matemática I e II para o curso de Ciências Econômicas, e Estruturas Algébricas para o curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua no curso de Especialização em Educação Matemática, ministrando disciplinas com foco em pesquisa, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: INEP, 2015.

______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1996.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: INEP, 2014.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 23, n. 36, p. 775-800, ago. 2010.

CORTÉZ, José Carlos; HITT, Fernando; SABOYA, Mireille. Pensamiento Aritmético-Algebraico a través de un Espacio de Trabajo Matemático en un Ambiente de Papel, Lápiz y Tecnología en la Escuela Secundaria. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 30, n. 54, p. 240-264, abr. 2016.

DINIZ, Leandro do Nascimento; BORBA, Marcelo de Carvalho. Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 935-962, ago. 2012.

FARENZENA, Nalú. Módulo – Organização da educação nacional e estrutura dos sistemas de ensino. Organização e Gestão da Educação. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_gestao/modulo2/sistemas.pdf. Acesso em: 25 maio 2016.

FERRARO, José Luís Schifino. O currículo como campo de práticas discursivas: Foucault, subjetivação e (pós) modernidade. Travessias: Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte, Cascavel (PR), v. 3, n. 1, 2009.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. A paixão de “trabalhar com” Foucault. In: COSTA, Marisa Vorraber. (Org.) Caminhos investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

KLEIN, Delci Heinle; TRAVERSINI, Clarice Salete. Indícios de proveniência do índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB: um olhar sobre alguns documentos oficiais de 1990 a 2014. In: 2012. Disponível em: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 6., 2015, SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO, 3., 2015, Canoas. Anais do 6º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: ULBRA, UFRGS, 2015. p. 1-12. Disponível em: http://www.sbece.com.br/resources/anais/3/1430005914_ARQUIVO_texto2015.pdf. Acesso em: 28 maio 2016.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Reflexão sobre as Características Sócio-Demográficas, Educacionais, do uso de Tecnologias e das Práticas Docentes de Professores de Estatística no Ensino Superior no Brasil. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 24, n. 39, p. 387-412, ago. 2011.

SÁNCHEZ, Antonio Codina; ALBALADEJO, Isabel Mª Romero. Entornos Tecnológicos y su Influencia en los Espacios de Trabajo Matemático. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 30, n. 54, p. 95-119, abr. 2016.

SANTOS, Luciane Mulazani dos; MIARKA, Roger; SIPLE, Ivanete Zuchi. O Uso de Blogs como Tecnologia Educacional Narrativa para a Forma/Ação Inicial Docente. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 28, n. 49, p. 926-949, ago. 2014.

SARAIVA, Karla Schuck. Outros Espaços, Outros Tempos: internet e educação. 2006. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade: Revista de Ciência da Educação, ano XX, n. 69, p. 119-136, dez. 1999.

SOMMER, Luís Henrique. Tomando palavras como lentes. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (Orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

SOUZA, Leandro de Oliveira; LOPES, Celi Espasandin. O Uso de Simuladores e a Tecnologia no Ensino da Estocástica. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 24, n. 40, p. 659-677, dez. 2011.

VECCHIA, Rodrigo Dalla; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: a realidade do mundo cibernético como um vetor de virtualização. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, n. 43, p. 963-990, ago. 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

MILANO, T. B.; SANTOS, S. A.; PINHEIRO, J. de M.; SIQUEIRA, M. L. Educação Matemática e Tecnologia: uma análise de discursos presentes no BOLEMA. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 92–104, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1543. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1543. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática