Investigando as raízes quadradas no sexto ano

Autores/as

  • Anelise Pereira Baur Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1294

Palabras clave:

Investigação, Educação, Matemática, Resolução de Problemas, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anelise Pereira Baur, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS

Licenciada em Matemática e atual mestranda em Ensino de Matemática pela UFRGS. Professora de Matemática na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Antonio Satte, pertencente à Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Citas

DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris: Matemática, 6º ano. 1. ed. São Paulo: Ática, 2012.

GRAY, David E. Pesquisa no mundo real: métodos de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

LAZZARI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro de; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.

MEGID, Dora. Construindo Matemática na sala de aula: uma experiência com os números relativos. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Por trás da porta, que Matemática acontece? Campinas: Ilion, 2010.

MILANI, Raquel. Diálogo e incerteza em Educação Matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

______. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SARAIVA, Lucilene Oenning; BISOGNIN Vanilde. Convergência de sequências numéricas por meio da investigação matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.

ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, São Paulo, n. 11, p. 79-97, 2007.

Publicado

2016-07-18

Cómo citar

BAUR, A. P. Investigando as raízes quadradas no sexto ano. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 98–112, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1294. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1294. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino de Matemática

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.