Investigando as raízes quadradas no sexto ano
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1294Keywords:
Investigação, Educação, Matemática, Resolução de Problemas, Ensino-AprendizagemAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para o ensino-aprendizagem do conceito de raiz quadrada através do processo de Investigação Matemática e de Resolução de Problemas, para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento deste trabalho baseou-se na interpretação geométrica para a raiz quadrada, utilizando para isso a área de quadrados e a medida do seu lado. Para tanto, utilizou-se a construção destes quadrados em uma folha quadriculada como procedimento metodológico, a fim de que os alunos pudessem perceber a relação entre o número de quadradinhos da área de cada quadrado, com a medida de seu lado, apresentando um significado concreto para o conceito de raiz quadrada. A relevância deste trabalho encontra-se no fato de ele se mostrar como uma alternativa interessante para os alunos significarem raízes quadradas.
Downloads
References
GRAY, David E. Pesquisa no mundo real: métodos de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
LAZZARI, Luana; LIMA, Marcos Pinheiro de; SCHULZ, Julhane Alice Thomas. Resolução de problemas contextualizados por meio da investigação matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.
MEGID, Dora. Construindo Matemática na sala de aula: uma experiência com os números relativos. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Por trás da porta, que Matemática acontece? Campinas: Ilion, 2010.
MILANI, Raquel. Diálogo e incerteza em Educação Matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.
______. O ensino por meio de problemas. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, n. 7, p. 11-16, 1985.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SARAIVA, Lucilene Oenning; BISOGNIN Vanilde. Convergência de sequências numéricas por meio da investigação matemática. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2012, Lajeado. Anais do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Lajeado: Univates, 2012.
ZUFFI, Edna Maura; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. O ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas e os processos cognitivos superiores. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, São Paulo, n. 11, p. 79-97, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.