Um estudo sobre as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática

Autores/as

  • Josiane Aparecida Miranda Rafael Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG http://orcid.org/0000-0002-3162-5463
  • Paula Reis de Miranda Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
  • Marcos Pavani de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1278

Palabras clave:

Permanência, Formação Docente, Licenciatura em Matemática, Programas de Assistência Estudantil

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada em um dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais e tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos programas de assistência estudantil para a formação acadêmica, para a permanência e para a conclusão dos estudos dos licenciandos em Matemática da mencionada Instituição. A pesquisa de campo foi composta pela aplicação de questionários a 78 alunos regularmente matriculados no curso, durante o segundo semestre de 2013, analisados quantitativa e qualitativamente. A análise mostrou que 51% dos investigados estavam sendo contemplados por algum programa de bolsas ofertado pelo curso ou Instituição, que 82% dos acadêmicos pesquisados consideram que a atuação em programas remunerados contribui para a permanência dos estudantes no curso e, destes, 47% destacam a remuneração como uma das maiores contribuições dos programas para a continuidade dos estudos, uma vez que a mesma proporciona, além de outros benefícios, maior disponibilidade para se dedicarem ao curso e auxílio nas despesas. Foi possível estabelecer, a partir das respostas dadas pelos bolsistas, seis categorias de análise das contribuições dos programas de assistência do Campus Rio Pomba para a formação profissional dos futuros professores. Constatou-se que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) apresentou maior concentração de contribuições diversificadas para a formação docente, alcançando, assim, maior relevância por parte dos bolsistas analisados nessa pesquisa. Desta forma, neste trabalho, fica evidenciado que os programas remunerados contribuem para a permanência e para a formação acadêmica dos alunos e que suas contribuições vão bem além da perspectiva financeira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Josiane Aparecida Miranda Rafael, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG) - Campus Rio Pomba (2013). Atualmente é aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática e Física no IFSEMG e professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba.
  • Paula Reis de Miranda, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui doutorado em Educação pela UFMG, mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Puc Minas. Possui experiência em EJA e formação de professores.
  • Marcos Pavani de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSEMG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
    Possui graduação em Matemática-licenciatura pela Universidade de Rio Verde (2004). Mestrado em Matemática pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto - UNESP (2008) . Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN.

Referencias

BIAZUS, C. A. Sistema de fatores que influenciam o aluno a evadir-se dos cursos de graduação na UFSM e na UFSC: um estudo no Curso de Ciências Contábeis. 2004. 203 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Florianópolis, 2004.

BRASIL. Escassez de professores no Ensino Médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2007.

______. Contribuições para o processo de construção dos cursos de licenciatura dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/licenciatura_05.pdf. Acesso: 24 ago. 2016.

______. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24 jan. 2016.

CAÔN, G. F.; FRIZZO, H. C. F. Acesso, equidade e permanência no Ensino Superior: desafios para o processo de democratização da Educação no Brasil. Revista Vertentes, São João Del Rei, v. 19, n. 2, 2011.

COMISSÃO ESPECIAL DE ESTUDOS SOBRE A EVASÃO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de Ensino Superior públicas. Brasília: SESu/MEC, 1997.

DESTRO, A. M. Projeto institucional: formação docente e compromisso social. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, supl. 2, v. 8, p. 509-534, mar. 2012.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. 228 p. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? In: DALBEN, A. I. L. de F.; PEREIRA, J. E. D.;

LEAL, L. de F. V.; SANTOS, L. L. de C. P (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 485-508.

GATTI, B. A.; TARTUCE, G. L. B. P.; NUNES, M. M. R.; ALMEIDA, P. C. A. de. A atratividade da carreira docente no Brasil; relatório de pesquisa – versão preliminar. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Fundação Vitor Civita, 2009. 85 p.

MIRANDA, P. R. de; RAFAEL, J. A. M. Análise das contribuições dos programas remunerados para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

MOREIRA, P. C., FERREIRA, E. B.; JORDANE, A.; NÓBRIGA, J. C. C.; FISCHER, M. C. B.; SILVEIRA, E.; BORBA, M. C. Quem quer ser professor de matemática? Zetetiké, Campinas, v. 20, n. 37, p. 11-34, 2012.

NADAL, B., BRANDALISE, M. Identidade dos docentes em formação: quem são os futuros professores de matemática? Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 65-75, 2005.

OLIVEIRA, A. R. M.; SILVEIRA, A. S. Acesso e permanência: desafios à problemática da evasão na educação superior do Brasil. In: CONFERENCIA SOBRE EL ABANDONO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR, 1., 2011, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua, Managua. Comunicaciones: Buenas prácticas en Las Politicas Educativas y en El Diseño y Desarrollo de Planes de Estudio. Managua, 2011. Disponível em: http://clabes-alfaguia.org/clabes-2011/comunicaciones_tema3.php. Acesso em: 6 out. 2016.

OLIVEIRA, B. M.; ANJOS, H. V. M. dos; RODRIGUES, F. B. Formação de professores em institutos federais e a evasão como agravante da problemática docente: o caso das licenciaturas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas. In: COLÓQUIO NACIONAL, 2., 2013, Natal. Anais do II Colóquio Nacional: A Produção do Conhecimento em Educação Profissional. Natal: IFRN, 2013.

PACHECO, E.; RISTOFF, D. I. Educação Superior: democratizando o acesso. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2004.

RAFAEL, J. A. M.; MIRANDA, P. R. de; CARVALHO, M. P. de. Análise das contribuições dos programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática. Revista Acta Scientiae, ULBRA, Canoas, v. 18, n. 2, 2016. No prelo.

RAFAEL, J. A. M. Permanecer ou desistir? Um estudo na Licenciatura em Matemática. 2013. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Departamento Acadêmico de Matemática, Física e Estatística, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba, 2013.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.

Publicado

2016-11-09

Número

Sección

Matemática nos Institutos Federais

Cómo citar

RAFAEL, Josiane Aparecida Miranda; MIRANDA, Paula Reis de; CARVALHO, Marcos Pavani de. Um estudo sobre as contribuições dos Programas de Assistência Estudantil para a formação acadêmica de futuros professores de Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 2, p. 122–137, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1278. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1278.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 327

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.