Didactic experimentation aiming at teaching Analytical Geometry using smartphones: an adaptation of the School Reinforcement Project with GeoGebra app

Authors

  • Nelson Machado Barbosa Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Érika da Costa Sant'Ana Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4177

Keywords:

Analytical Geometry, Smartphone, School Reinforcement, GeoGebra App, Mathematical Education

Abstract

This research proposes to present a didactic sequence based on an adaptation of the dynamics of the School Reinforcement Project of the State Education Secretariat of the State of Rio de Janeiro in partnership with the Foundation Center for Sciences and Distance Higher Education of State of Rio de Janeiro, using the smartphone as an integrated tool in the performance of students when carrying out the proposed activities. In order to create a more concrete, dynamic and interactive learning, the GeoGebra App was used. This is quantitative and qualitative research  and the data collected sought to investigate the performance and reactions of students amidst the initial concepts of Analytical Geometry. It was possible to verify through the experiment, that the proposed didactic sequence, with the integrated use of the smartphone, with School Reinforcement Project dynamics adaptations aided by the GeoGebra App, contributed significantly to the learning of the proposed theme, encouraging the knowledge in a more attractive, dynamic and interactive way.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nelson Machado Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Graduado em Matemática pela a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Matemática Aplicada em Biossistemas pelo CEFET/RJ. Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Estatística, Equações Diferenciais Hiperbólicas, Análise Numérica, Dinâmica Epidemiológica em Redes Complexas, Educação Matemática e Física Aplicada. Atualmente trabalha na linha de pesquisa de matemática aplicada e computação científica atuando nos seguintes temas: "Estudo Numérico para Leis de Conservação Hiperbólicas não lineares utilizando Esquemas Numéricos de Alta Resoluções" e "Modelagem Computacional da Dinâmica de Epidemias em Redes Complexas com Utilização de Algoritmos Estocásticos".

Érika da Costa Sant'Ana, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(2008), graduação em Engenharia Química pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora(2016) e especialização em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2010) e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2019) . Atualmente é Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Macaé e Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

References

ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. 18 jul. 2008. Disponível em : http://penta3.ufrgs.br/MEC-CicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/texto_Tecnologia_escola.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

BASTOS, D. de O. Estudo da circunferência no Ensino Médio: sugestões de atividades com a utilização do software GeoGebra. 2014, 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

CECIERJ, F. Projeto Reforço Escolar: manual. 2012. Disponível em: http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/reforco-escolar.php. Acesso em: 14 ago. 2020.

COSTA, I. Novas tecnologias e aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.

CUNHA, H.; OLIVEIRA, H.; PONTE, J. P. da. Investigações matemáticas na sala de aula. Actas do ProfMat. Lisboa: APM, p.161-167, 1995.

D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Papirus, 2007.

DRUCK, S. Matemática não é problema. Boletim 06, Campina Grande, p. 3-8, mai. 2005. Disponível em: http://pibidmatematicaces.files.wordpress.com/2013/10/livro-de-matemc3a1tica.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GUEDES, P. C. C. Aplicação do software GeoGebra ao ensino da Geometria Analítica. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37, edição especial PROFMAT, p. 365-375, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14555.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2013.

SANT’ANA, E. da C. Estratégia Didática para o Ensino de Geometria Analítica com o auxílio do Aplicativo GeoGebra. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.

TENÓRIO, A.; SOUZA, S. M. R. de; TENÓRIO, T. O uso do software GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 103-121, 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/IGISP/article/view/24003. Acesso em: 14 ago. 2020.

TOLEDO, F. S. Texto e contexto da educação a distância. 2003. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/nova/aed/artigo1.html. Acesso em: 30 dez. 2017.

VALENTE, J. A. O Professor no Ambiente Logo: Formação e Atuação. 1. ed. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1996.

VALENTE, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-UNICAMP, 1999.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

Published

2020-10-16

How to Cite

BARBOSA, N. M.; SANT’ANA, Érika da C. Didactic experimentation aiming at teaching Analytical Geometry using smartphones: an adaptation of the School Reinforcement Project with GeoGebra app. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2007, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id4177. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4177. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Ensino de Matemática