Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática

Autores

  • José Ricardo Ledur EEEM Felipe Camarão Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Bom Princípio, RS Universidade de Caxias do Sul
  • Dênis Carrard Ledur Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1202

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem Significativa, Temas transversais

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da implementação de uma sequência didática no 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública estadual no município de Bom Princípio, RS. A elaboração da sequência amparou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa. Considerando a relevância da contextualização dos conteúdos curriculares de Matemática com temas transversais, foi proposta a realização de atividades com enfoque sociocultural e ambiental. O objetivo do trabalho foi desenvolver o conceito de área de figuras planas no eixo norteador Meio Ambiente buscando desenvolver habilidades e competências para a aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, bem como a formação cidadã. As atividades foram realizadas em pequenos grupos e constituíram-se de consultas a fontes de informação, cálculo de áreas de embalagens e propostas de solução para situações-problema. A avaliação dos estudantes teve caráter formativo e processual. Os resultados observados sinalizam atribuição de significados aos conceitos construídos e apresentam evidências de aprendizagem significativa, confirmando o alcance dos objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Ledur, EEEM Felipe Camarão Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Bom Princípio, RS Universidade de Caxias do Sul

Licenciado em Ciências.

Licenciado em Matemática.

Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Ambiental.

Professor de Ciências e Matemática na rede pública estadual.

Dênis Carrard Ledur, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

Licenciado em Matemática

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Pesquisa, ensino e inovação com tecnologias em educação matemática: de calculadoras a ambientes virtuais. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2012.

BRETTAS, Luiz A.; LUIZ, Laercino dos S. Laboratório de ensino de matemática. Pelotas: UFPel, 2007.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.

MORAES, M. S. S.; ANDRADE, T. C. B.; CASTRO, R. M. S. A.; ORTIGOSA, M. A J. Temas Político-Sociais/ Transversais na Educação Brasileira: o discurso visa à transformação social? Ciência Geográfica, Bauru, v. IX, n. 2, p. 199-204, maio/ago. 2003.

SILVA, Carmen Kaiber da; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Integrando a matemática ao tema educação ambiental. III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/iiienpec/Atas%20em%20html/o71.htm. Acesso em: 16 ago. 2014.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

LEDUR, J. R.; LEDUR, D. C. Matemática e embalagens: proposta de uma sequência didática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 175–182, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1202. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1202. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência