A Engenharia Didática como metodologia para a construção do conceito de área no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7404

Palavras-chave:

Engenharia Didática, Etnomatemática, GeoGebra, geometria plana, sequência didática

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de desenvolver os conceitos de áreas de figuras planas por meio de uma sequência didática norteado pela metodologia da Engenharia Didática tendo como variáveis globais o GeoGebra, a história da matemática e a cultura local relacionada à produção artesanal do filé. A sequência é composta por quatro problemas que foram elaborados de acordo com análises de livros didáticos e aplicação de uma atividade diagnóstica. Aplicou-se uma atividade prática que tem por objetivo relacionar a matemática formal com a matemática intuitiva praticada na Etnomatemática usando conhecimentos utilizados por artesãos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

AGUIAR, Rafael Hamilton de S. A matemática descrita no Papiro de Rhind. Orientador: Sinval Braga de Freitas. 2012. 26 f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasilia, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1315. Acesso em: 20 dez. 2024.

BOYER, Carl B. História da Matemática. Tradução: Elza F. Gomide. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. 512 p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 1987.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1.pdf. Acesso em: 1 dez. 2023.

GERDES, P. Etnomatemática: cultura, matemática, educação. Moçambique: ISP, 1989.

GERDES, Paulus. Etnogeometria: Cultura e o despertar do pensamento geométrico. Reedição. Moçambique: Instituto Superior de Tecnologias e de Gestão, 2012.

MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, S. D. A. (org.). Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 1999.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

SILVA, Rodolfo dos Santos; MELO, Vanio Fragoso de. A Engenharia Didática como metodologia para a construção do conceito de área no Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2005, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id7404. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/7404.. Acesso em: 27 dez. 2024.