Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira

Autores

  • Me. Fernanda de Faria Rezende Santos Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)
  • Dra. Natália Moreira Tosatti Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7487

Resumo

Esta narrativa de ensino tem como objetivo abordar a importância da proposição de atividades interculturais que, além de favorecerem aproximação cultural, conduzem a uma educação do entorno (Maher, 2007). A ação aqui apresentada foi desenvolvida no contexto do ensino de português como língua estrangeira em uma instituição de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Minas Gerais. Nesta narrativa de ensino, descreveremos e discutiremos um projeto realizado no curso Pré-Pec-G, que explorou Guias Turísticos produzidos pelos alunos estrangeiros. O referencial teórico é fundamentado na abordagem de ensino centrada no aluno (Kumaravadivelu, 2008), na interculturalidade no contexto educacional (Maher, 2007) e nos conceitos de cultura e identidade de Hall (2016). O projeto evidenciou a evolução das habilidades de comunicação dos estudantes estrangeiros e promoveu a interação entre alunos brasileiros e estrangeiros dentro da instituição em que a atividade foi realizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Me. Fernanda de Faria Rezende Santos, Cefet-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (POSLING/CEFET-MG). Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2021). Atualmente atua como bolsista em atividades docentes em Português como Língua Estrangeira (curso Pré-PEC-G), no CEFET-MG/Belo Horizonte. Também atua como professora de inglês e de português como língua estrangeira. 

  • Dra. Natália Moreira Tosatti, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Professora e pesquisadora no Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no ensino médio/técnico (Língua Portuguesa / Redação e Estudos Linguísticos), no Bacharelado em Letras - Tecnologias de Edição e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens. É coordenadora do Programa de Extensão de Português como Língua Estrangeira do CEFET-MG e membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira. (2024). LínguaTec, 9(2), 249-260. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7487