O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O manuscrito é original e inédito e não está sendo avaliado para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou Open Office.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  • As instruções disponíveis em “Avaliação cega pelos pares” foram seguidas.
  • O(s) autor(es) concorda(m) que, caso recomendado pelos pareceristas, o texto submetido poderá ser redirecionado para outra seção da revista.
  • O manuscrito submetido está redigido em Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Língua Espanhola, respeitando as convenções de escrita da respectiva língua.
  • O(s) autor(e)s possui(em) Currículo Lattes, atualizado há, no mínimo, um ano.

Diretrizes para Autores

MODELOS

Os autores devem seguir rigorosamente as instruções contidas no modelo disponibilizado no formato .docx e .pdf.

Modelo editável: Modelo_LínguaTec.docx

Modelo pdf: Modelo_LínguaTec.pdf

Orienta-se que os autores a redijam o seu texto diretamente no arquivo editável disponibilizado, visto que este já está formatado dentro das normas da LínguaTec. Se os modelos, eventualmente, não estiverem acessíveis, os autores devem solicitar pelo e-mail linguatec@ifrs.edu.br. Os padrões da revista obedecem à ABNT de citações NBR 10520 e referências NBR 6023.

Os manuscritos devem ser submetidos em formato Microsoft Word ou Open Office.

São aceitos manuscritos em Língua Portuguesa, Língua Espanhola ou Língua Inglesa.


GARANTINDO A AVALIAÇÃO CEGA PELOS PARES


O arquivo submetido não deve conter nome e instituição de nenhum dos autores do artigo. Ademais, solicita-se que sejam removidas as informações relativas à autoria também das propriedades do arquivo submetido.

Durante o processo de submissão do artigo, a identificação de autoria deve ser incluída somente no campo de cadastro de metadados, durante a submissão eletrônica. A inclusão da autoria no artigo será solicitada em momento oportuno, de forma a garantir a avaliação cega pelos pares.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia do Conselho Editorial da revista e posterior submissão à avaliação por pares, conforme consta na seção “Avaliação Cega pelos Pares”.

Dentre os critérios de seleção, são considerados, em todas as seções, o ineditismo, a coerência com a proposta da revista, a consistência teórico-metodológica (nos artigos) e da descrição das ações e práticas (nos relatos), a relevância para a área e a adequação linguística.

 

REVISÃO TEXTUAL

A revisão do texto a ser submetido é de responsabilidade do(s) autor(es). O Conselho Editorial pode, contudo, submeter o artigo, a narrativa ou o relato à revisão linguística quando julgar necessário.

 

IMPORTANTE:

  1. As submissões que consistirem em plágios e/ou que não estiverem de acordo com as diretrizes para autores serão desconsideradas.
  2. A revista não se responsabiliza pelas opiniões dos autores.
  3. O não cumprimento das Diretrizes para Autores implica a não-aceitação do artigo, da narrativa ou do relato submetido(a).
  4. Ao submeter e/ou publicar o trabalho, o(s) autor(es) considera(m)-se ciente(s) e aceita(m) as diretrizes para autores e normas de publicação da Revista LínguaTec.
  5. A submissão do trabalho implica a autorização de publicação para a Revista LínguaTec e a cessão dos direitos autorais.

 

ARTIGOS ACADÊMICOS: 

  • Os artigos devem ter até 22 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
  • Destinam-se à divulgação de trabalhos de pesquisa oriundos de projetos desenvolvidos nas áreas abarcadas pelo escopo desta revista. 
  • Subentende-se que os artigos apresentam os resultados de uma atividade de pesquisa, atendendo a aspectos essenciais em uma investigação como: objetivos, justificativa, referencial teórico, metodologia, dados, análise e discussão desses dados.

 

NARRATIVAS DE ENSINO:

  • As narrativas devem conter até 15 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
  • Destinam-se à apresentação de práticas de ensino de línguas e literatura desenvolvidas nas áreas abarcadas pelo escopo desta revista.
  • Subentende-se que as narrativas discorrem sobre um evento concreto de ensino (com local e tempo delimitados), desde uma perspectiva particular.
  • As narrativas podem apresentar dados e, em geral, apresentam uma contextualização do acontecimento, explicitam seu desenrolar e, também, o seu desfecho.
  • Espera-se que, ao final da narrativa, discuta-se sua trajetória, atribuindo significado especial ao seu desfecho.

 

RELATOS DE EXPERIÊNCIA:

  • Os relatos devem conter até 15 páginas, incluindo figuras, tabelas e referências.
  • Destinam-se a relatos de ações de extensão realizadas em contextos tecnológicos e relacionadas a experiências linguísticas
  • Subentende-se que os relatos descrevem uma ação de extensão (ou ações sucessivas) que envolve a cooperação de múltiplos agentes, geralmente iniciada por uma instituição, porém, com ampla participação da comunidade externa a essa instituição.
  • Os relatos de experiência mostram, de modo autêntico, atividades que têm grande relevância social.

 

INSTRUÇÕES GERAIS DE FORMATAÇÃO

Margens: As margens devem ter configuração de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita)

Fonte: Arial Narrow, tamanho 12, com alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

Recuo de parágrafo: 1,25cm

Espaço entrelinhas: 1,5 (com exceção do título, resumo e palavras-chave)

Ilustrações: Tabelas, gráficos, desenhos, quadros, árvores, mapas e fotografias necessários para a compreensão do texto devem ser editados em preto e branco, com numeração, título (apenas a letra inicial em maiúscula) e indicação de autoria. Devem ter boa resolução gráfica. A legenda deve ser centralizada e estar em fonte tamanho 10. Título e legenda devem vir abaixo da ilustração

Exemplo:

                     Fotografia 1. Visita técnica ao parque industrial.

                                          Fonte: O autor.

Citações: Devem estar no corpo do texto e entre aspas duplas quando não ultrapassarem três linhas. Se forem maiores que três linhas, devem aparecer separadas do corpo do texto por um espaço, com fonte Arial Narrow, tamanho 10, espaço entre linhas simples e recuo de 4 cm à esquerda. O sistema de chamada deve ser autor-data-página, com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor em letras maiúsculas, conforme modelo a seguir: (FARACO, 2008, p. 148).

Notas explicativas: Se necessárias, devem ser escritas em nota de rodapé, com fonte Arial Narrow, corpo 10, espaço simples e alinhamento justificado.

Títulos e subtítulos das seções: Devem aparecer sem recuo de parágrafo, numerados, em negrito apenas para as seções primárias.

Resumo: Após o título do artigo, da narrativa ou do relato, deverão ser incluídos dois resumos de até 300 palavras, digitados em espaçamento simples, fonte Arial Narrow, tamanho 10. O primeiro deverá ser redigido em língua portuguesa; o segundo em língua inglesa ou espanhola.

Palavras-chave: Após cada um dos resumos, deverão constar três palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. As palavras-chave devem ser escritas com letras maiúscula.

Referências: Devem ser ordenadas pelo sistema alfabético, justificadas, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Os títulos das referências (nome da revista, para periódicos, e nome do livro, para as obras) devem ser destacados por itálico. Quando se tratarem de capítulos de livros, deve-se indicar a pertença à obra com “In: (referência da obra)”. 

Exemplo:

MAHER, T. M. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN, A. B; CAVALCANTI, M. C. Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. 

Observação: Quando o manuscrito fizer referências a trabalhos do próprio autor, possibilitando, assim, a sua identificação, as citações no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas devem aparecer como nos exemplos a seguir. Exemplo: AUTOR (2004); AUTOR (2009).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.