Representações de Deus: uma análise comparativa entre as obras O Pagador de Promessas e Auto da Compadecida

Autores

  • Bárbara Zimer Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Campus Bento Gonçalves
  • Maiquel Röhrig IFRS Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7479

Resumo

As representações de Deus na literatura ocorrem desde os tempos mais remotos, nos mais diversos âmbitos literários. Nas décadas de 1950 e 1960, a Igreja Católica passava por mudanças influenciada pelo sincretismo cultural existente no Brasil. Dessa forma, por seu caráter pedagógico, as peças teatrais passaram a retratar não só o cenário religioso, como também o comportamento do povo. Nesse contexto, a construção de alguns personagens, no teatro, apontou para concepções presentes na Bíblia. Este artigo propõe-se a analisar comparativamente as obras O pagador de promessas (2002), de Dias Gomes, e Auto da Compadecida (2013), de Ariano Suassuna. Ambas apresentam personagens construídos à luz dos textos sagrados, no entanto, sob perspectivas diferentes. Através da análise, objetiva-se explorar as diferenças na abordagem religiosa vinculada à ideia de Deus, a fim de compreender a relação entre o conteúdo das obras e os textos sagrados. Além disso, espera-se elucidar o modo como se dá a construção da divindade nas duas peças e identificar as estratégias escolhidas pelos autores para vincular textos sagrados à ficção. A pesquisa visa a contribuir para a expansão dos estudos literários relacionados à análise de peças teatrais, tendo em vista a falta de recursos sobre as obras nos principais manuais de literatura do país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Zimer, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Campus Bento Gonçalves

    Bárbara Zimer, 25 anos. Residente na cidade de Barão - RS.  Licenciada em Letras - Português pela instituição de Ensino IFRS Bento Gonçalves (2024). Professora da rede estadual há três anos. Interesse na área de Literatura Comparada e Teologia.

  • Maiquel Röhrig, IFRS Bento Gonçalves

    Doutor em Letras pela UFRGS (2014), mestre em Letras pela UFRGS (2011) e Graduado em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Univates (2007). Tem experiência como professor de Literatura e Língua Portuguesa. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Câmpus Bento Gonçalves, dedicando-se, principalmente, ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura. Sua principal linha de pesquisa concentra-se no ensino de Língua e Literatura.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Representações de Deus: uma análise comparativa entre as obras O Pagador de Promessas e Auto da Compadecida. (2024). LínguaTec, 9(2), 105-124. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7479