A mobilização de roteiro orientador de reescrita na produção colaborativa de resenhas: uma alternativa didático-pedagógica no ensino e na aprendizagem da escrita pela reescrita no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7440Resumo
O presente artigo tematiza o ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita no Ensino Médio. O estudo tem por objetivo (a) apresentar a utilização de roteiro de reescrita enquanto instrumento orientador do trabalho de reelaboração textual colaborativa por estudantes e (b) discutir as potencialidades desse instrumento no trabalho de ensino e de aprendizagem da escrita. Para tanto, são analisadas versões de textos produzidos por dois estudantes de uma turma de estudantes do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal, engajados na atividade de (re)escrita colaborativa de uma resenha. Os dados foram gerados no âmbito de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e interpretativo. A análise de dados demonstra que a mobilização de roteiro orientador de reescrita, elaborado conjuntamente com os estudantes a partir do estudo do gênero resenha, pode promover uma reescrita, de fato, informada por critérios discursivos. Seu uso enquanto recurso didático pode orientar o trabalho de reelaboração de textos por estudantes e otimizar o trabalho docente de produção de feedback com encaminhamentos de reescrita para a elaboração de novas versões para as produções textuais, garantindo que uma interlocução pedagógica com vistas ao aprimoramento da escrita pela reescrita se estabeleça entre os participantes por meio desse instrumento. Além disso, o presente estudo lança luz sobre a importância de um trabalho paralelo e sistemático de leitura para que o trabalho com (re)escrita alcance êxito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andréia Kanitz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).