A mobilização de roteiro orientador de reescrita na produção colaborativa de resenhas: uma alternativa didático-pedagógica no ensino e na aprendizagem da escrita pela reescrita no Ensino Médio

Autores

  • Andréia Kanitz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7440

Resumo

O presente artigo tematiza o ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita no Ensino Médio. O estudo tem por objetivo (a) apresentar a utilização de roteiro de reescrita enquanto instrumento orientador do trabalho de reelaboração textual colaborativa por estudantes e (b) discutir as potencialidades desse instrumento no trabalho de ensino e de aprendizagem da escrita. Para tanto, são analisadas versões de textos produzidos por dois estudantes de uma turma de estudantes do 2º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio de um Instituto Federal, engajados na atividade de (re)escrita colaborativa de uma resenha. Os dados foram gerados no âmbito de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e interpretativo. A análise de dados demonstra que a mobilização de roteiro orientador de reescrita, elaborado conjuntamente com os estudantes a partir do estudo do gênero resenha, pode promover uma reescrita, de fato, informada por critérios discursivos. Seu uso enquanto recurso didático pode orientar o trabalho de reelaboração de textos por estudantes e otimizar o trabalho docente de produção de feedback com encaminhamentos de reescrita para a elaboração de novas versões para as produções textuais, garantindo que uma interlocução pedagógica com vistas ao aprimoramento da escrita pela reescrita se estabeleça entre os participantes por meio desse instrumento. Além disso, o presente estudo lança luz sobre a importância de um trabalho paralelo e sistemático de leitura para que o trabalho com (re)escrita alcance êxito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia Kanitz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

    É graduada em Letras - Português/Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado em Letras/Linguística Aplicada pela mesma universidade (2013). Ao longo de sua formação acadêmica, atuou como monitora das disciplinas curriculares obrigatórias de Morfologia e Sintaxe (2006 a 2007) e, pelo período de três anos (2007/2-2010/1), como bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-UFRGS) na área de Linguística Aplicada. Durante o mestrado, foi bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atuou na educação básica pública e privada (municipal e estadual) de 2009 a 2016. Em 2016, ingressou na rede federal de ensino técnico e tecnológico, onde atualmente é docente da área de Letras - Língua Portuguesa/Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Atua no curso superior em Letras, ministrando disciplinas de Morfologia e Sintaxe. Possui interesse pelos seguintes temas: ensino de língua materna, ensino e aprendizagem de escrita e produção conjunta de conhecimento. 

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

A mobilização de roteiro orientador de reescrita na produção colaborativa de resenhas: uma alternativa didático-pedagógica no ensino e na aprendizagem da escrita pela reescrita no Ensino Médio. (2024). LínguaTec, 9(2), 31-50. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7440