Formar leitores na escola: entre o ideal e o possível
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7424Resumo
A literatura é fundamental para a formação integral do sujeito, uma vez que desenvolve a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e o senso crítico em relação ao mundo. No Brasil, a escola ainda é o principal espaço de formação de leitores. Este artigo pretende analisar as condições para a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas da Serra Gaúcha. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e qualitativo que analisa a formação de leitores pela perspectiva escolar, sua proposta pedagógica, biblioteca e práticas docentes. Realizou-se um estudo de caso, traçando um comparativo entre uma escola da rede privada e outra da rede pública, em que foram analisados os documentos institucionais e observados seus espaços e práticas pedagógicas. Como resultados, verifica-se que as escolas pesquisadas, apesar das diferenças em relação ao perfil do público atendido, infraestrutura e metodologias de ensino, podem contribuir para a formação de leitores dentro de suas possibilidades. Reitera-se a importância da escola para o contato dos estudantes com as obras literárias e para a formação do leitor literário, constituindo-se em um local de aprendizagem e acesso à arte e à cultura como um direito humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luan Moraes da Luz, Carina Fior Postingher Balzan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).