Formar leitores na escola: entre o ideal e o possível

Autores

  • Luan Moraes da Luz IFRS
  • Carina Fior Postingher Balzan IFRS-Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7424

Resumo

A literatura é fundamental para a formação integral do sujeito, uma vez que desenvolve a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e o senso crítico em relação ao mundo. No Brasil, a escola ainda é o principal espaço de formação de leitores. Este artigo pretende analisar as condições para a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental em duas escolas da Serra Gaúcha. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e qualitativo que analisa a formação de leitores pela perspectiva escolar, sua proposta pedagógica, biblioteca e práticas docentes. Realizou-se um estudo de caso, traçando um comparativo entre uma escola da rede privada e outra da rede pública, em que foram analisados os documentos institucionais e observados seus espaços e práticas pedagógicas. Como resultados, verifica-se que as escolas pesquisadas, apesar das diferenças em relação ao perfil do público atendido, infraestrutura e metodologias de ensino, podem contribuir para a formação de leitores dentro de suas possibilidades. Reitera-se a importância da escola para o contato dos estudantes com as obras literárias e para a formação do leitor literário, constituindo-se em um local de aprendizagem e acesso à arte e à cultura como um direito humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luan Moraes da Luz, IFRS

    Estudante do Curso de Letras do IFRS-Campus Bento Gonçalves

  • Carina Fior Postingher Balzan, IFRS-Campus Bento Gonçalves
    Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS. Doutoranda do Programa de Letras (associação ampla UCS/UniRitter). Docente do IFRS-Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Formar leitores na escola: entre o ideal e o possível. (2024). LínguaTec, 9(2), 125-145. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7424