O Programa de Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores no contexto do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa do IFRS-BG
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7413Resumo
Com o intento de melhorar a formação inicial docente no Brasil, a Capes lançou, em 2018, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) como uma das iniciativas da Política Nacional de Formação de Professores do MEC. O PRP visa à qualificação da formação de professores por meio da imersão de licenciandos no contexto de escolas de educação básica. Este artigo objetiva identificar os impactos do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial docente de estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa do IFRS-BG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, em que o corpus do estudo foi constituído de cinco entrevistas semiestruturadas com estudantes bolsistas do PRP, gravadas em áudio, entre julho e agosto de 2023, e posteriormente transcritas. A análise de documentos, como o Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Letras do IFRS-BG (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2015), complementou o material, cuja análise foi amparada nos pressupostos da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O aporte teórico baseou-se, principalmente, em estudos de Marcelo e Vaillant (2012), Tardif (2002) e André (2010). Entre os resultados, constatou-se que o PRP está impactando de forma significativa a formação das residentes. Além de aproximar as bolsistas do contexto real da educação básica, a participação no programa contribuiu para a construção de aprendizagens sobre a docência e a ampliação dos conhecimentos específicos de Língua Portuguesa e Literatura. O processo imersivo no cotidiano escolar, propiciado pelo PRP, favorece a permanência das licenciandas na etapa da formação inicial e aperfeiçoa esse processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taiani Ferreira de Mattos, Cristina Bohn Citolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).