“Enfim, capivaras”: uma análise discursiva de títulos de notícias que abordam o cancelamento da participação de Luisa Geisler na feira do livro de Nova Hartz - RS com proposta didática baseada em Teorias do Discurso
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7369Resumo
Este artigo objetiva analisar o discurso a partir de um corpus constituído por títulos de notícias sobre a polêmica do livro “Enfim, capivaras” de Luisa Geisler. A análise foi construída com base em pressupostos teóricos produzidos por Mainguenau (2015), Bakhtin (1981), Pêcheux (1997), Hess (2020) e Sousa (2002). A partir do aporte teórico, objetivou-se analisar a discursivização dos títulos das notícias, cujo tema central consistiu no cancelamento da participação da autora Luisa Geisler, na feira do livro de Nova Hartz, no Rio Grande do Sul. A pesquisa qualitativa de caráter exploratório realizou-se a partir da leitura e análise de títulos de notícia com base na Análise do Discurso. Como resultados, observou-se que todo discurso é determinado por posições ideológicas colocadas no processo sócio-histórico em que as palavras são produzidas. Verificou-se que alguns dos meios de comunicação escreveram a notícia delegando a responsabilidade para a autora ou para a editora. Por fim, apresenta-se uma proposta de ensino com base na Análise do Discurso para aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paloma Aparecida Wammes, Luana Bianchini, Mineia Frezza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).