Relação entre hábitos de leitura e escrita e dados sociodemográficos em estudantes concluintes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7338Resumo
O presente estudo investiga hábitos de leitura e escrita em estudantes concluintes do Ensino Médio e a relação desses hábitos com dados sociodemográficos. Fazem parte da pesquisa 36 estudantes concluintes de cursos técnicos de dois campi de uma Instituição Federal do Rio Grande do Sul (RS). Para o estudo, foram aplicados questionários de perfil leitor e de hábitos de leitura e escrita, além de questionário sociodemográfico. A análise dos dados utilizou estatísticas descritivas e testes de comparação de grupos para avaliar as relações entre variáveis. Houve uma correlação significativa entre hábitos de leitura e a quantidade de livros lidos, e entre hábitos de escrita e condição social. Esses resultados sugerem que a frequência de leitura é maior quando os participantes leem livros, e que a frequência na escrita tem relação com a classe social. A pesquisa proporciona uma análise sobre os padrões de hábitos de leitura e escrita entre estudantes do Ensino Médio, com especial atenção para o impacto dos dados sociodemográficos nesses padrões. As conclusões delineadas têm o potencial de subsidiar tanto as práticas pedagógicas quanto o desenvolvimento de políticas educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernanda Schneider, Lucilene Bender de Sousa, Sabrine Amaral Martins, Andreia Xavier Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).